A Unimed Sul Capixaba conquistou o primeiro lugar, dentre as operadoras de plano de saúde do Espírito Santo, no Programa de Qualificação das Operadoras 2017 (Ano-base 2016), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A cooperativa obteve 0,9115 pontos no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), que, de zero a um, avalia o desempenho global das organizações. O IDSS é calculado a partir de indicadores distribuídos em quatro dimensões: Qualidade em Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade no Mercado e Gestão de Processos e Regulação.
Este foi o melhor resultado já alcançado pela Unimed Sul Capixaba na análise, ficando ainda acima do IDSS médio do setor de saúde, que foi de 0,80. Considerando o ranking das 30 melhores qualificadas no Programa de Qualificação das Operadoras 2017, a cooperativa obteve a 19ª colocação, ficando, ainda, em segundo lugar entre as Unimeds de médio porte.
O processamento dos resultados do IDSS 2017 iniciou em maio, após a consolidação de todas as informações referentes ao ano-base 2016 nos sistemas da ANS. O índice foi apurado para 1.057 operadoras de planos de saúde, sendo 768 operadoras da segmentação médico-hospitalar e 289 operadoras exclusivamente odontológicas.
Segundo a diretora de Provimentos de Saúde da Unimed Sul Capixaba, Fabíola de Freitas Moraes, cada uma das dimensões do IDSS possui o mesmo peso, de 25%. A Qualidade em Atenção à Saúde avalia as iniciativas da operadora para o atendimento das necessidades de saúde dos beneficiários, como ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.
As dimensões Garantia de Acesso e Sustentabilidade no Mercado observam, respectivamente, as condições relacionadas à rede assistencial e a oferta da rede de consultórios, hospitais, ambulatórios e outros, e oequilíbrio econômico-financeiro, a satisfação do beneficiário e os compromissos da operadora com os prestadores. Por fim, a dimensão Gestão de Processos e Regulação analisa o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.
“O Programa de Qualificação das Operadoras estimula a qualidade do setor e a busca pela excelência por parte das operadoras. Desde que iniciou a sua participação no programa, em 2008, a Unimed Sul Capixaba tem trabalhado para este aprimoramento em todas as suas áreas e envolvendo intensamente as suas equipes. O resultado é reconhecido pelo histórico crescente do IDSS da operadora, que resultou na maior nota alcançada no ano-base de 2016”, destaca a diretora Fabíola de Freitas Moraes.