A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) participou, nesta quarta-feira (30), do Seminário “Cruzeiros Marítimos: o momento é esse”, realizado pela Clia Abremar (Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos) em Brasília.
O evento discutiu as oportunidades de crescimento do setor de cruzeiros no Brasil. Entre os temas abordados, os desafios da regulamentação no Brasil; a proteção; controle e vigilância das operações; infraestrutura portuária, investimento e competitividade e as novas perspectivas do setor.
“O evento foi muito importante, pois reuniu todas as cadeias necessárias à atividade dos cruzeiros marítimos, desde armadores aos operadores de terminais, autoridades portuárias, alfândega, praticagem e prefeitos de destinos que recebem cruzeiros no Brasil”, relata a subsecretária de Estado do Turismo, Simone Modolo.
Simone destaca ainda que a Setur vem trabalhando para retomar as escalas de navios de cruzeiro no Espírito Santo. “O Estado tem a característica de se localizar na rota entre Rio de Janeiro e Salvador, servindo assim de parada estratégica dos cruzeiros. A intenção é atingir números de anos anteriores em que o Espírito Santo recebia aproximadamente 30 escalas por temporada”, complementa.
Cruzeiros Marítimos no Espirito Santo
A Secretaria de Estado do Turismo vem negociando desde 2015 a volta dos cruzeiros marítimos de rotas nacionais para o Espírito Santo. A Clia Abremar e a MSC Cruzeiros, empresas interessadas na rota, já realizaram visitas técnicas ao estado. A negociação segue com a realização de estudos técnicos que viabilizam a navegabilidade de cruzeiros de grande porte.
Os pareceres técnicos são para garantir a segurança da operação. A intenção é que o Espírito Santo receba uma operação teste na temporada do verão de 2018/2019.
Fonte: Setur
Governo do ES