Search
sbado, 21 de dezembro de 2024
  • :
  • :

Setores de comércio e serviços lideram contratações em outubro no ES

Setores de comércio e serviços lideram contratações em outubro no ES

Comércio capixaba é destaque em criação de vagas de trabalho

O comércio do Espírito Santo foi novamente o setor que mais criou vagas de trabalho. No estado, o mercado de trabalho apresentou avanços na criação de empregos formais pelo segundo mês consecutivo. Com o resultado de 6.118 contratações e 5.156 demissões, o comércio capixaba obteve saldo líquido positivo de 962 postos de trabalho formais no mês de outubro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), com análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).

Dando continuidade à tendência de saldos positivos, iniciado no mês de agosto para o estado, o resultado é o melhor registrado para o mês de outubro dos últimos dois anos. Em comparação aos registros anteriores, o saldo líquido no mês de outubro de 2016 foi negativo em 1.827 postos formais de trabalho, e 2015, negativo em 3.371.

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, afirma que os resultados já se mostram superiores aos do ano passado, algo a se comemorar. “A tendência positiva de criação de vagas deve se confirmar com a chegada das festividades de fim de ano. A melhoria nas expectativas dos empresários para os próximos meses já havia sido apontada pelas pesquisas de confiança. Confiabilidade que, à medida em que aumentar, deve gerar mais investimentos e contratações para o setor do comércio”, explica.

Sepulcri ainda destaca que os empresários também estão confiantes de que a aprovação da reforma trabalhista contribua nessa recuperação, refletindo nos resultados do mercado de trabalho a partir de novembro.

Acumulado do ano nos setores

Apesar de apresentar o segundo resultado positivo consecutivo, o comércio do estado ainda possui um acumulado negativo no ano até outubro, com o fechamento de 2.214 postos de trabalho formais. Mas para efeito comparativo, no mesmo período do ano passado, o setor acumulou um fechamento mais de 8 mil postos de trabalho de janeiro a outubro.

O setor de serviços foi o segundo maior saldo positivo entre admitidos e demitidos no mês de outubro no estado, com a criação de 641 postos de trabalho formais. Esse resultado positivo representa 1.004 postos de trabalho o acumulado do setor no ano.

No mês de outubro, o saldo líquido entre admissões e demissões foi positivo em 1.555 empregos com carteira assinada, resultado de 23.414 admissões e 21.859 demissões.

A agricultura e a indústria foram os setores que registraram os saldos negativos no mês de outubro, com o fechamento, respectivamente, de 151 e 87 postos de trabalho no Estado.

Dados Brasil

O Brasil registrou novamente saldo positivo entre admitidos e desligados em outubro criando 76.599 empregos com carteira assinada. Os setores que puxaram os resultados positivos da criação de vagas no país foram o Comércio- que obteve saldo líquido positivo de 37.321 postos de trabalho -, e a Indústria, com saldo positivo de 31.939 postos.