Feras em Ciências? O Sesi ES tem! Dos 613 alunos do Ensino Fundamental e Médio inscritos na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2020, 304 foram aprovados para participar da segunda fase da competição.
O objetivo dessa Olimpíada é despertar e estimular no aluno o interesse pelo estudo das ciências. Além disso, ela aproxima as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições de Ensino Básico. Dessa forma, é possível identificar talentos para as ciências e incentivar o ingresso desses alunos nas áreas científicas e tecnológicas.
A primeira fase aconteceu nos dias 06 e 07 de agosto, por meio de uma prova online, e contou com a participação de mais de 2 milhões de estudantes de todos os estados do Brasil. O formato remoto foi adotado por conta da pandemia de Covid-19.
Por motivos de segurança e para preservar a saúde dos estudantes, a segunda fase, que aconteceria no dia 12 de setembro, foi adiada. A previsão é que a nova data seja marcada para o final do mês. Enquanto isso, a ONC disponibilizou exercícios e testes para a preparação para a próxima fase.
Sobre a ONC
Realizada desde 2016, a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização da Sociedade Brasileira de Física (SBF), da Associação Brasileira de Química (ABQ), do Instituto Butantan e da Sociedade Astronômica Brasileira e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), por meio de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Participam alunos do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, sendo de escolas públicas ou particulares. Estudantes do Ensino Técnico e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) das séries citadas anteriormente também podem participar.
Fonte: Fiorella Gomes