A iniciativa vai recuperar quase 30.000 hectares da Amazônia brasileira |
A SC Johnson anunciou hoje que os recursos arrecadados com seu desafio de compensação de hectare por hectare de 2017 serão empregados na maior iniciativa de recuperação de áreas degradadas na Amazônia brasileira. Por meio de uma parceria firmada com a Conservação Internacional (CI) no início deste ano, em apoio ao filme de realidade virtual Amazônia Adentro, a SC Johnson convocou o público a proteger 10.000 acres (mais de 4 mil hectares) da floresta amazônica com uma campanha de compensação de hectare por hectare.
“Com uma fábrica instalada em Manaus, no coração da floresta amazônica, levamos o problema do desmatamento como algo pessoal e temos o compromisso de ajudar a proteger esse recurso tão essencial para as próximas gerações”, afirmou Kelly M. Semrau, Vice-presidente sênior de Assuntos Corporativos Globais, Comunicação e Sustentabilidade da SC Johnson. “Temos orgulho de direcionar os recursos obtidos com nossa campanha para ajudar a CI e seus parceiros a darem início a esse impressionante esforço de reflorestamento.” “Um novo capítulo está sendo escrito para a Amazônia brasileira. A Amazônia é nosso maior patrimônio e é vital para o bem-estar das pessoas, não apenas no Brasil, mas em todo o planeta. Proteger a Amazônia não é algo que devemos pensar para o futuro – precisamos fazê-lo agora” diz Rodrigo Medeiros, vice-presidente da CI-Brasil. “Temos um desafio, mas estamos trabalhando em parceria com a SC Johnson e outras organizações, conectando nossos diferentes objetivos para atingir a mesma meta: proteger a Amazônia.” A campanha angariou doações de todos os 50 estados dos EUA e de 31 países pelo site da Conservação Internacional. Os recursos arrecadados ajudarão a CI e seus parceiros a concretizarem a maior iniciativa de restauração florestal em florestas tropicais do mundo. Avaliado em milhões de dólares e com seis anos de duração, a iniciativa, que é o resultado de uma parceria entre a Conservação Internacional, o Ministério do Meio Ambiente, o Fundo Global do Meio Ambiente (GEF – Global Environment Facility), o Banco Mundial e o Rock in Rio, vai recuperar 73 milhões de árvores na região da Amazônia brasileira até 2023. A iniciativa também ajudará o Brasil a avançar em sua meta, firmada no Acordo de Paris, de restaurar 12 milhões de hectares até 2030. |
A SC Johnson, o desmatamento e o Brasil
Como membro do Consumer Goods Forum (CGF), a SC Johnson compartilha do compromisso de desmatamento zero até 2020, através da aquisição sustentável de polpa, papel, embalagem e óleo de palmeira. A empresa se alinhou totalmente às Diretrizes de polpa, papel e embalagem do CGF. Além disso, por mais de uma década, a SC Johnson tem trabalhado com a CI e o seu programa REDD+ para envolver comunidades na conservação, segurança e proteção de florestas e meios de subsistência. A SC Johnson também ajudou a proteger duas reservas na região ecológica da Caatinga no Brasil nos anos 90. Essa nova iniciativa com a CI também se encaixa no compromisso da SC Johnson para reduzir o seu próprio impacto: Desde 2000, a SC Johnson tem reduzido as emissões de gases de efeito estufa de suas unidades de produção globais em 51,7 por cento.
A família Johnson tem também uma longa conexão pessoal com o Brasil. Em 1935, H.F. Johnson Jr, líder da terceira geração da empresa liderou uma expedição na Amazônia em busca da palmeira de Carnaúba, cuja cera era o principal ingrediente dos produtos da empresa na época. Em 1998, Sam Johnson, líder da quarta geração da empresa e seus filhos retraçou a expedição histórica, encontrando pelo caminho não só um amor pelaAmazônia, mas uma notável nova percepção do poder da família. Amazônia Adentro Amazônia Adentro é um envolvente filme de realidade virtual que permite aos espectadores experimentar a maravilha da Amazônia pelo ponto de vista dos indígenas que habitam a região e são essenciais para a sua proteção. O filme, que já atingiu mais de 700 mil visualizações em todo o mundo, destaca as razões por que a humanidade precisa da Amazônia para sobreviver, desde o seu papel como a maior bacia hidrográfica do mundo até o fato de que suas árvores absorvem carbono e ajudam a regular o clima. O filme foi selecionado para ser exibido para plateias internacionais em eventos como: Festival Sundance de Cinema, South by Southwest, o GreenBiz e a Assembleia Geral da Tropical Forest Alliance no Brasil. Vivencie a maravilha da Amazônia em realidade virtual e 360 graus online no site http://www.conservacao.org.br. E quem tiver equipamentos de realidade virtual pode apreciar a poderosa versão em realidade virtual peloaplicativo JauntVR. Sobre a SC Johnson A SC Johnson é uma empresa familiar dedicada a produtos inovadores e de alta qualidade, à excelência no local de trabalho e ao compromisso de longo prazo com o meio ambiente e as comunidades onde atua. Com sede nos EUA, a empresa é um dos principais fabricantes mundiais de produtos de limpeza doméstica, armazenamento doméstico, purificadores de ar, controle de pragas e cuidados com calçados, além de produtos profissionais. A empresa comercializa marcas consagradas, como GLADE®, KIWI®, OFF!®, PLEDGE®, RAID®, SCRUBBING BUBBLES®, SHOUT®, WINDEX® e ZIPLOC® nos Estados Unidos e em outros países. Estão entre suas marcas fora dos EUA AUTAN®, TANA®, BAMA®, BAYGON®, BRISE®, KABIKILLER®, KLEAR®, MR MUSCLE® e RIDSECT®. Com 131 anos de história, a empresa gera US$ 10 bilhões em vendas, emprega aproximadamente 13 mil pessoas mundialmente e vende produtos em quase todos os países do planeta. www.scjohnson.com Sobre a Conservação Internacional (CI) Organização ambiental brasileira criada em 1990, integra uma rede internacional presente em mais de 31 países, com foco na conservação da natureza para a promoção do bem-estar. A CI-Brasil utiliza um conjunto inovador de ciência, políticas e parcerias para proteger a natureza que dependemos para sobreviver: alimentos, água e os meios de subsistência. Visite: www.conservacao.org.br. |