O Bloco da Rua do Japão surgiu no ano de 2016, através do envolvimento dos moradores de umas das ruas mais antigas da cidade, a Rua José de Paula Beiriz, vulgo, “Rua do Japão”. Uma rua animada, com vizinhos unidos que sempre se reúnem para comemorações e festas em geral. A partir desse jeito diferente de ser rua, a “Rua do Japão” traz para avenida, muita alegria e coreografia.
Todos os anos, o bloco da Rua do Japão, surpreende o público com criatividade e inovação. Segundo, Geraldo Cardoso, filho de umas das famílias mais antigas da Rua, o Carnaval é uma explosão de alegria que contagia, sendo essa festa, a forma mais democrática, a forma mais livre de ser pessoa. “O carnaval de Iconha é um momento marcante para toda a cidade, esse resgate cultural que congrega pessoas de tantos lugares se tornou uma manifestação de alegria que contagia”, disse Geraldo.
Para os organizadores, é gratificante homenagear, resgatar e manter viva a cultura do município através de blocos, fantasias, do carnaval.
É com muito orgulho que batemos no peito e levantamos a mão: somos todos da Rua do Japão!
Fonte: Prefeitura Municipal de Iconha