A Região Metropolitana do Rio registrou 5817 tiroteios durante o ano de 2017. O cálculo é do aplicativo Fogo Cruzado, que agrega informações enviadas por usuários, imprensa e policiais. No total, foram 16 tiroteios por dia.
Os meses com mais registro foram os de maio e junho: respectivamente, 650 e 589. Em janeiro, houve o menor índice: 303. Ainda de acordo com o sistema, foram 785 mortos a tiros e 739 feridos durante o ano passado.
A capital, com 4.539 casos, lidera o ranking, seguida por cidades da Baixada Fluminense, como Nova Iguaçu. O app, que existe desde julho do ano passado, registrou 2.509 confrontos entre julho e dezembro de 2016. Na ocasião, o mês com mais disparos foi o de julho, com 762 casos.
Ferramenta colaborativa
O aplicativo funciona de maneira colaborativa e recebe notificações de usuários, mas também tem informações baseadas em dados da Polícia Militar, que ficam disponíveis no site da instituição, e nas divulgações da imprensa.
No site do aplicativo, é possível fazer uma filtragem e visualizar as notificações de acordo com as fontes. Os dados recebidos são checados e confirmados com órgãos oficiais e as fontes de informação.