O nível do Rio Doce, em Linhares, Norte do Espírito Santo, chegou a um nível crítico, com água abaixo dos 30 centímetros de profundidade, nesta sexta-feira (15). Segundo a Defesa Civil do município, é a primeira vez no ano que o rio chega a esse nível.
A cada dia, mais bancos de areia se formam no leito do Rio Doce. Em alguns deles, a faixa de areia é extensa e, onde ainda há água, é possível ver o fundo.
“Quando eu cheguei aqui nessa cidade, esse rio era lá em cima, na ponte, praticamente. Hoje, ver esse rio assim dá até tristeza”, falou a estudante Ana Clara Oliveira.
O rio está tão seco, que algumas pessoas se arriscam em atravessar alguns trechos a pé. Pela régua de medição, o nível de água não passa dos 30 centímetros de profundidade, segundo a Defesa Civil.
“Essa baixa, realmente, é uma das menores que a gente já observou até esse momento. Esperamos que chova, para que a gente possa ter um volume maior de água. Se não chover na cabeceira do rio, infelizmente, a tendência é continuar baixo assim”, falou o coordenador da Defesa Civil de Linhares, Antonio Carlos do Nascimento.
No município, continua proibida a captação de água do rio durante o dia, exceto para consumo humano.