Na manhã desta sexta-feira (27), o projeto Saúde Itinerante da Polícia Militar realizou uma visita ao 5º Batalhão, em Aracruz. O atendimento aconteceu no auditório da Unidade, de 9h às 13h.
Diversos militares com idades entre 24 e 51 anos, foram atendidos pela equipe do projeto Saúde Itinerante formada por sete policiais militares do Quadro de Saúde da Polícia Militar e uma psicóloga que efetuaram atendimentos preventivos de saúde e atendimento psicológico.
Os policiais militares foram submetidos aos exames de aferição de pressão e glicose, que após o resultado e havendo algum tipo de alteração, eram encaminhados e recebiam orientações para averiguação das alterações apresentadas nos exames.
Além dos serviços de assistência e controle do diabetes mellitus, hipertensão arterial e atendimento psicológico, os militares receberam informações com entrega de cartilhas e orientações sobre tuberculose, tabagismo e DST/AIDS referentes a estas patologias.
Iniciado em janeiro de 2018, o projeto Saúde Itinerante visa expandir o atendimento médico e levar também os serviços do Programa de Saúde Mental e Perícias Médicas aos militares lotados nas Unidades do interior do estado. O deslocamento da equipe de saúde é realizado com o ônibus adquirido recentemente para o projeto Saúde Itinerante.
De acordo com o Diretor de Saúde da PMES, Coronel Márcio Eugênio Sartório, o projeto Saúde Itinerante é uma conquista que faz parte da revitalização dos serviços de proteção social e proteção à saúde da família militar, firmado entre a PM e o Governo do Estado.
O projeto Saúde Itinerante é uma iniciativa que faz parte das Ações Preventivas de Saúde, promovida pela da Diretoria de Saúde da PMES. Os serviços oferecidos nas Ações Preventivas também funcionam de 2ª à 6ª feira, de 7h30 às 17h30, nos ambulatórios II e III do Hospital da Polícia Militar – HPM.
Fonte: PMES