Desde que retornou às competições oficiais, em 2014, o Atlético-ES tem como principal parceira a Prefeitura Municipal de Itapemirim. E, essa parceria foi estendida para 2018. Na última semana foi aprovada pela Câmara dos Vereadores um repasse para o clube, com uma verba de R$ 2,8 milhões. O valor deverá ser aplicado na próxima temporada, quando o clube vai disputar cinco competições – Capixabão, Série D do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil, Copa Verde e Copa Espírito Santo.
O montante para 2018, que foi sancionado pelo prefeito Thiago Pessanha Lopes, mais que dobrou – era de R$ 1,3 milhões. O presidente do clube, Rubens Pinheiro, comemora o apoio e afirma que será muito importante para o sucesso do Galo. O patrocínio forte faz com que o time sulino tenha uma das maiores, senão a maior folha de pagamentos do futebol profissional do Espírito Santo na atualidade.
– A gente sabia que ia receber, mas vínhamos discutindo com o prefeito o valor. Sabemos que o país passa por dificuldades financeiras e Itapemirim não foge desse cenário. O valor total não ficou como a gente planejou, para fazermos um time bem competitivo, mas chegou perto do que a gente estava precisando. Se tudo der certo, com mais colaboradores, vamos chegar perto do que foi planejado para 2018.
Para usufruir do recurso público, o Atlético tem que fazer mensalmente a prestação de conta dos gastos. Rubinho explica que o clube vem fazendo isso em todos os anos e que em 2018 não será diferente.
– Esse valor total é dividido em parcelas mensais. É feito um plano de ação, o poder executivo manda analisar e depois passa pela poder legislativo para poder ou não ser aprovado. Todo mês temos que prestar contas. Sendo liberadas, aí sim recebemos o valor referente. Durante o ano o clube tem que fazer 12 prestações de contas.
Além do recurso público, o presidente Rubens Pinheiro revela que o Atlético Itapemirim também busca o apoio da iniciativa privada para complementar o orçamento da temporada 2018.
– O valor do apoio da prefeitura é aproximadamente 70% do total que planejamos. Os outros 30% vamos buscar de patrocinadores da iniciativa privada e de colaboradores. Se tudo der certo, vamos chegar perto do que foi planejado para 2018.
Cota da 1ª fase da Copa do Brasil 2018
Com o novo contrato assinado pela CBF e o Grupo Globo, com validade de 2018 a 2022, a premiação da Copa do Brasil ganhou um incremento nos valores e os times de menor expressão também saem ganhando. Participante da 1ª fase da competição nacional, o Atlético-ES vai receber como cota de participação o valor de 500 mil reais.
Temporada 2018
O ano começa oficialmente para o Atlético-ES no dia 17 de janeiro, quando recebe a Desportiva Ferroviária, no José Olívio Soares, em Itapemirim, na partida de estreia do Campeonato Capixaba.
Antes, porém, o Galo da Vila tem dois amistosos marcados contra o Tombense. O primeiro acontece em Tombos, na próxima sexta-feira, e o segundo, no dia 06 de janeiro, em Itapemirim.
Veja mais notícias no GloboEsporte.com/es