A SpaceX confirmou na madrugada desta quarta-feira (11) que a nave Crew Dragon e seus quatro tripulantes civis alcançaram 1.400 km de distância da superfície da Terra, a mais alta já atingida por humanos.
Para se ter uma ideia, a Estação Espacial Internacional (ISS) fica a 420 km da Terra.
“[A missão] Polaris Dawn e [Crew] Dragon a 1.400 km acima da Terra – as viagens mais longas que os humanos fizeram desde o programa Apollo, há mais de 50 anos”, disse a SpaceX em um post no X, segundo o jornal espanhol El País.
O programa Apollo se iniciu em 1961 e foi concluído em 1972 com 11 voos tripulados. Ele atingiu seu ápice quando dois astronautas pisaram na Lua na missão Apollo 11, que custou aos EUA cerca de US$ 6 bilhões na época.
Nesta missão da SpaceX, os tripulantes, dois homens e duas mulheres, estão voando para os pontos mais distantes do planeta Terra já alcançados por humanos nos últimos 50 anos.
A cápsula “vai viajar repetidamente pelas altitudes orbitais de mais de 10 mil satélites e de fragmentos de detritos espaciais”, publicou no X Elon Musk, dono da SpaceX, segundo a agência AFP.
Além do turismo espacial, a Polaris Dawn vai realizar 36 experimentos científicos. Um deles, com a Universidade do Colorado em Boulder, nos EUA, que usará lentes de contato inteligentes para medir como uma altitude tão significativa altera o organismo, em especial a pressão intraocular.
Os viajantes estão no segundo dia da missão e a previsão de termino está para sábado (14). O lançamento ocorreu com sucesso às 6h25 desta terça-feira (10) no Kennedy Space Center, base da Nasa na Flórida, nos Estados Unidos
Nesta quinta (12), dois passageiros poderão deixar a nave e flutuar no espaço por alguns instantes, a 700 km da Terra.
A caminhada será às 3h23 pelo horário de Brasília. Caso não seja possível realizar nessa data, a SpaceX considera fazer na sexta-feira (13), no mesmo horário. A empresa ainda não deu mais detalhes de como isso vai acontecer.
Detalhes da missão Polaris Dawn — Foto: Arte/g1
Fonte: G1