Nos dois primeiros domingos de novembro, cerca de 6,7 milhões de candidatos vão disputar vagas do ensino superior pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a proximidade das provas, os concorrentes devem estar preparados e tomar alguns cuidados para realizar o exame com tranquilidade.
Para evitar transtornos no dia do exame, o ideal é conhecer bem o endereço do local onde as provas serão aplicadas e se planejar para chegar com pelo menos uma hora de antecedência.
Os exames começam às 13h, pelo horário de Brasília (DF). A partir daí, os candidatos devem estar nas salas e só podem sair na companhia de fiscais. A resolução das provas só começa às 13h30.
Com o horário de verão, que começou nesse domingo (15), os candidatos precisam calcular a hora para chegar ao local de provas de acordo com o fuso de seu estado.
Outra dica é separar na noite anterior à prova a documentação e material necessários para o exame: um documento de identificação e caneta esferográfica preta.
Também é preciso prestar atenção à duração das provas: serão 5 horas e 30 minutos no primeiro dia, quando os inscritos fazem a redação; e 4 horas e 30 minutos para responder às 90 questões do segundo dia. Com isso, os candidatos podem dispender em média três minutos para resolver cada item.
Enem em números
– 58 universidades federais aderiram Sisu
– 67 mil detectores de metal serão disponibilizados
– 59,3% dos inscritos já concluíram o ensino médio
– 58,6% das candidatas são mulheres
– SP é o estado com mais inscritos: mais de 1 milhão
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Ministério da Educação