Alunos e professores da rede pública dos Ensinos Fundamental e Médio têm, a partir desta quinta-feira (07), até o dia 05 de julho, mais uma oportunidade para participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr), do Governo do Estado. Trata-se do Edital FAPES/CNPq nº 12/2018, disponível no site: www.fapes.es.gov.br.
O PICJr é oferecido por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).
Serão disponibilizadas 480 bolsas de iniciação científica júnior (ICJr) e o prazo de execução dos projetos será de 12 (doze) meses. Alunos da rede pública dos Ensinos Fundamental e Médio recebem bolsas de R$ 100,00. Já o professor receberá bolsa de tutor no valor de R$ 400,00 mensais. O coordenador do projeto, que deve ser de uma Instituição de Ensino Superior (IES), e proponente do projeto, recebe bolsa de R$ 500,00. Também é facultada a contratação de monitores, que devem ser acadêmicos, e que receberão bolsas mensais de R$ 400,00.
De forma inovadora, o Governo do Estado aprimorou o programa, e diversos projetos desenvolvidos por meio do edital destacam-se com estudos importantes para o Espírito Santo.
Jovens pesquisadores do Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes) e da Escola Municipal de Educação Básica Julieta Deps Tallon, de Cachoeiro de Itapemirim, sob a coordenação do pesquisador da área de Engenharia de Minas, Eliseu Romero Campelo Correia, do Ifes, e da professora tutora, Tania Maria Botelho Montenegro, da EMEB Julieta Tallon, desenvolvem um projeto que visa identificar características da areia usada na construção civil, com o projeto “Estudo da Característica Granulométrica da Areia Comercializada para a Construção Civil em Cachoeiro de Itapemirim” .
O grupo participa da primeira chamada do Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr) – Pesquisador do Futuro – Edital Fapes nº 14/2014, lançado em 2014 pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), vinculada à Secretaria de Estado de Ciências, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq).
Saiba mais:
- É recomendado que o projeto a ser desenvolvido trate de temas relevantes e que envolvam os ambientes econômico, social e/ou cultural do cotidiano dos alunos;
- É recomendado que o projeto seja desenvolvido em escolas da rede pública de ensino em áreas de alta vulnerabilidade social.
- A instituição de vínculo do proponente deve dar anuência para o desenvolvimento do projeto (via SIGFAPES), fornecendo as condições de infraestrutura para execução do projeto.
- Da equipe do projeto:
- a) coordenador, proponente da proposta (obrigatório);
- b) tutor dos bolsistas (obrigatório);
- c) 5 (cinco) a 7 (sete) bolsistas de ICJr (obrigatórios), a serem indicados após a contratação do projeto;
- d) 1 (um) bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica (facultativo) a ser indicado após a contratação do projeto;
- e) outros pesquisadores doutores, mestres ou graduados, alunos de pós-graduação ou graduação, a critério do coordenador.
Fonte: Governo do ES