O Rio Doce continua acima da cota de inundação, em Linhares, no Norte do Espírito Santo. Na manhã dessa quinta-feira (5), por volta das 9h, a régua que fica no Cais do Porto, no Centro da cidade, marcava 3,58 metros. 13 centímetros acima do nível de alagamento.
Mesmo assim, o rio registra queda desde a manhã dessa quarta-feira (4). A Defesa Civil de Linhares adiantou que o nível iria cair, mas de forma lenta. De acordo com o último boletim da CPRm – Serviço Geológico do Brasil – que monitora toda a bacia do Rio Doce, a tendência é a de que nível permaneça estável nas próximas horas.
Moradores do bairro Olaria, que tiveram de sair de casa por causa da inundação, continuam no ginásio do bairro Conceição. Lá, as duas famílias que deixaram o local onde moram recebem alimentação e assistência do município. Elas só devem voltar para casa quando o rio estiver abaixo da cota de alerta, que é de 3,30 metros.
Por conta das chuvas em Minas Gerais, o rio ultrapassou as cotas de alerta e inundação em vários municípios mineiros e capixabas, de acordo com o monitoramento feito pela CPRM.
Fonte: Folha vitoria