O Ministério Público do Espírito Santo (MP-ES) entrou com uma ação na Justiça para impedir a realização da festa de aniversário de São Mateus com dinheiro público. O evento foi orçado em mais de R$ 3 milhões e revoltou os moradores da cidade.
“Tem que se preocupar primeiro com a saúde e com a educação. Se tiver dinheiro sobrando, tudo quem, que a população de São Mateus merece um divertimento. Isso vai depender do caixa da prefeitura”, falou o aposentado Francisco Layber.
A publicitária Yana Vieira também reclamou do uso desse dinheiro para uma festa. “Daria para fazer algo menor, gastaria menos, porque agora a cidade precisa de foco em coisas mais importantes”, disse.
O dinheiro será usado na contratação de infraestrutura e trios elétricos para as comemorações do aniversário da cidade, e não inclui a contratação de shows. Foram programadas quatro atrações nacionais.
A ação do Ministério Público tenta impedir que a festa seja realizada com esse dinheiro. Segundo o órgão, o município tem outras prioridades e as necessidades básicas da população podem ficar comprometidas sem esse recurso.
A festa está marcada para começar no dia 21 de setembro e seguir até o dia 24. O pedido do Ministério Pùblico ainda será analisado pela Justiça. A Prefeitura de São Mateus ainda não se manifestou sobre o assunto.
Fonte: G1