A passagem de uma frente fria pela costa do Sudeste do país favoreceu a formação de grandes áreas de instabilidade por muitas localidades desta Região ainda durante o final de semana e o feriado de Natal. Parte destas nuvens carregadas também se intensificou no estado do Espírito Santo.
Segundo informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), entre o início do dia 24 e a tarde do dia 25 de dezembro houve registro de chuva acumulada de quase 40 mm na cidade de Colatina, no norte capixaba e cerca de 31 mm na cidade de Venda Nova do Imigrante.
Nuvens ficam ainda mais carregas e chuva se espalha por todo o ES
Um sistema de baixa pressão atmosférica que fica próximo da costa da Região Sudeste deve resultar em chuva frequente por todas as regiões do estado ao longo desta quarta-feira (26). Não se descarta a possibilidade para temporais e de eventos severos, inclusive na Grande Vitória. Com o aumento da intensidade e do volume de chuva há risco para a formação de alagamentos pontuais. A temperatura cai em relação aos últimos dias, mas a sensação não deve ser de frio, apenas diminuição da sensação térmica de abafamento.
Na quinta-feira (27) ainda há condições para a sustentação e formação de mais áreas de instabilidade que elevam ainda mais os acumulados de chuva pelo estado. Também devem ocorrer descargas atmosféricas, trazendo riscos a áreas descobertas e para pancadas de chuva moderadas a fortes por todas as regiões capixabas.
Orientações:
Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Serviço:
Defesa Civil Estadual: 199
Corpo de Bombeiros: 193
Fonte: Tribunaonline