Search
sbado, 21 de dezembro de 2024
  • :
  • :

Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Robótica 2018

Inscrições abertas para a Olimpíada Brasileira de Robótica 2018

Estão abertas as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2018. Destinada a estudantes do ensino fundamental e médio, a iniciativa busca estimular adolescentes e jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificando talentos, promovendo debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Para participar, o professor responsável deve realizar a inscrição no evento, até o dia 18 de maio, nas modalidades prática e teórica. A participação é totalmente gratuita.

Modalidades

Na modalidade teórica – realizada em uma única fase no dia 8 de junho, simultaneamente em todas as escolas participantes –, os estudantes responderão questões de uma prova escrita preparada por uma comissão de professores da OBR. A prova é dividida em cinco níveis, de acordo com a escolaridade do aluno.

Na modalidade prática, dividida em duas fases (uma estadual e uma nacional), a OBR estabelece anualmente uma tarefa, e os alunos deverão construir robôs que atendam a esta tarefa. Os robôs podem ser integralmente construídos pelos alunos ou podem ser construídos utilizando kits robóticos. São dois níveis, o nível 1 é voltado aos alunos do ensino fundamental e o nível 2 aos alunos do ensino médio, técnico, incluindo alunos matriculados em cursinho pré-vestibular. Esta etapa será realizada no dia 24 de agosto.

Alunos destaques

A equipe da Escola Viva Daniel Comboni, localizada em Ecoporanga, composta pelos professores Marciano de Almeida Vieira, de Matemática, e Alexandro Pagotto, de Física, juntamente com os estudantes Gabriell Amorim Telis, Lainan de Souza Lima, Lonam Moraes de Oliveira e Heliezer Pereira da Silva, da 3ª série do Ensino Médio, além de Igor Oliveira Bertolácio, da 2ª série do Ensino Médio, tiveram a oportunidade de participar da OBR em 2017.

O projeto feito pelos alunos recebeu o nome de Zero Day. Sua tarefa era realizar, por meio de um sensor que faz a leitura ótica, diversos percursos em faixas pretas e brancas colocadas em uma arena. O objetivo era marcar o maior número de pontos ao percorrer os caminhos corretamente.

 

Informações adicionais

www.obr.org.br

 

 

 

 

 

Fonte: SEDU