A cena chamou a atenção de todo o Brasil – e criou uma heroína.
Leiliane Rafael da Silva salvando o motorista do caminhão que se chocou com o helicóptero onde estava Ricardo Boechat.
A imagem inspirou o ilustrador Angelo France.
“Ela no meio de um monte de homem, subindo no caminhão, e todos filmando. Eu pensei, é uma heroína, aquela mulher escorada no caminhão, aqueles escombros. Fiz o desenho para homenageá-la. Aí postei no meu Instagram e a página ficou louca, não parava de aparecer comentário, diz ao G1.
Não imaginava que seu HQ bombaria nas redes. “Foi tudo muito estranho, não fiz nessa intenção. Fiz a arte hoje de manhã sem nenhum propósito, sei lá, queria homenagear a imagem, retratar a imagem que eu vi, tanto na televisão como na internet.”
© Fornecido por Catraca Livre Portal e Comunicação Ltda
Catraca explicou a cena
A tragédia com a queda de um helicóptero que vitimou o jornalista Ricardo Eugênio Boechat e o piloto Ronaldo Quatrucci, poderia ter sido fatal também para o motorista do caminhão atingido pela aeronave, João Adroaldo Tomanckeves, se não fosse pela coragem de Leiliane Rafael da Silva.
Ela passava de moto com o marido pela Rodovia Anhanguera quando viu o acidente e não hesitou em parar para ajudar, enquanto muitas pessoas apenas usavam seus celulares para gravar as cenas. A aeronave caiu por volta das 12h na altura do km 7 do Rodoanel, após tentar fazer um pouso de emergência.
“Não pensei em nada. Falei para parar a moto e voltei correndo. Fui checar no caminhão para ver se tinha alguém vivo. O moço estava vivo, felizmente”, disse Silva, conforme matéria do Só Notícia Boa.
Primeiro Leiliane salvou o motorista do caminhão que estava preso na cabine, quebrando o vidro com um capacete e cortando com uma faca o cinto de segurança. Mesmo com os avisos de que poderia haver uma explosão, ela não desistiu.
Ela contou, em depoimento, ter visto um homem pular da aeronave antes da colisão com o caminhão. Silva também tentou ajudar essa vítima, mas foi impedida devido ao fogo e risco de explosão no local. Com base em informações obtidas com o Instituto Médico Legal (IML) sobre a localização dos corpos, o delegado Luis Roberto Hellmester acredita que a pessoa que pulou da helicóptero era Boechat.
Imagens de Leiliane durante o salvamento estão correndo a internet, lembrando o lado bom do ser humano e a força da mulher.
O Globo Brasil
A vendedora Leiliane Rafael da Silva, de 28 anos, que passava de moto no local ajudou ainda a resgatar motorista do caminhão.
Fonte: G1