Na tarde desta quarta-feira (03), o Município de Iconha registrou chuva forte provocada por um temporal acompanhado de fortes rajadas ventos que atingiram propriedades rurais, comprometendo plantações de bananas e outras culturas. Via whatsapp, moradores das localidades de Inhaúma, Santo Antônio, Duas Barras, Pedra Lisa Alta e Campinho nos enviaram fotos com imagens dos estragos provocados pela enxurrada de chuva.
Via Telefone, a moradora de Pedra Lisa Baixa, Vera Calenzani, disse que o temporal foi bem forte na comunidade, o vento que passou arrancou vários pés de banana. O Secretário Municipal de Agricultura, Romário Volponi, ao percorrer o interior, disse que as comunidades onde o temporal foi bastante intenso foram as comunidades de Santo Antônio e Campinho. “O Rio de Santo Antônio está enconstando na ponte e as várzeas de Campinho estão cheias de água”, frisou o Secretário. A Defesa Civil Municipal, que está monitorando o evento, disse que a comunidade de Duas Barras já registou mais de 50 milímetros de chuva e que o quantitativo é preocupante, pois resulta e chuvas volumosas para um só lugar.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu “alerta laranja” de temporais no Estado. O aviso de perigo se inicia as 18 horas desta quarta-feira (3) e vai até às 12 horas de quinta-feira (4), em todo o Espírito Santo. Há riscos de ventanias, com velocidade de até 100 Km/h, queda de galhos e alagamentos.
AVISO POR SMS
A nova ferramenta é uma parceria entre a Secretaria Nacional de Proteção, a Defesa Civil (Sedec) e a Anatel, e começou a receber cadastros no dia 18 de dezembro. Para se cadastrar, basta mandar um SMS para o número 40199, e digitar no corpo da mensagem apenas o cep da sua casa, ou do local em que você deseja receber os alertas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Iconha