Na última quinta-feira, (12) de janeiro, foi realizado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – INCAPER, com o apoio da Terra Viva, Agroambiental, Sicoob, Padaria D’longui e Cooperativa dos Cafeicultores do Sul Estado do Espirito Santo – CAFESUL, o “Concurso de Qualidade do Café de Iconha”.
A divulgação dos vencedores e a entrega da premiação aconteceu no cras, durante um evento festivo realizado para os participantes do Concurso.
“O concurso é uma importante ferramenta para os produtores alcançarem estes resultados. Este encontro para entrega dos troféus é uma oportunidade de celebrar o trabalho desses agricultores que elevam o nome de Iconha na produção de cafés de qualidade”, disse o secretário de agricultura – Eduardo Osa.
Presente no evento, o prefeito Gedson Paulino, salientou a importância do concurso de café como atividade de promoção da qualidade do café do município. “O concurso vem para promover e valorizar a qualidade do nosso café, que vem se especializando cada vez mais e mostrando que temos um dos melhores café do Brasil e do mundo”, afirmou.
O concurso tem como objetivos identificar, promover e premiar produtores de cafés arábica e conilon de qualidade, além de incentivar a constante melhoria da qualidade, como meio mais eficaz na conquista de mercados e agregação de valor do café.
Além da premiação, os cafeicultores participaram de uma importante palestra técnica sobre qualidade do café. Segundo os organizadores já está sendo preparado a terceira edição do concurso que será realizado ainda no ano de 2023.
Premiação:
Café Arábica
1º lugar: José Fernando Bressamini Mozer – 83,08
2º lugar: Eduardo Antonio Fortuna da Cunha – 80,25
Café Conilon
1º lugar: Agostinho Bizi – 83,33
2º lugar: Jose Viginio Miranda Volponi – 82,42
3º lugar: Alessandro Pinto Castelari – 81,58
4º lugar: Aloisio José Osa – 80,75
5º lugar: Alcione Patrícia Diirr Bertoli – 78,92
Por: Adilson Santos