O Bloco Almerindas Chita Chic é um grupo de 60 amigos que se reuniram para brincar o carnaval vestindo roupas de chita e desfilando com figuras e personagens de antigos carnavais como: Jaraguá, Mascarados e a Mulinha. No ano de 2017, decidiu homenagear uma foliã dos antigos carnavais da cidade, Dona Almerinda Geraldo Ramos. Uma senhora de 91 anos, que esbanja alegria e vitalidade sendo essa, um ícone do carnaval Iconhense. Sempre vestida de paetê, ela brilha na avenida como a rainha da cultura e do folclore local.
Em contato com a nossa redação, Dona Almerinda disse que é uma incentivadora do carnaval e elogiou muito a inciativa de resgatar essa festa na cidade. Para Fátima Sartori, uma das organizadoras do grupo, é um momento mágico sair nas ruas vestindo fantasias. “O carnaval não pode acabar. É muito bonito homenagear uma pessoa que faz parte da nossa cultura. É uma alegria de viver que não tem preço, e isso é inexplicável”, concluiu.
As “Almerindas” não medem esforços para ser um bloco super animado em que todos os anos vêm com fantasias diferentes confeccionadas de chitão estampado enfeitando nossa cidade.
Enredo do Bloco
L.M.: Lara Laiber
Abre alas e serpentinas, as Almerindas vão passar,
Com elegância, e simpatia, laços de fita vão brilhar.
Desfilamos com alegria,
E pra folia hoje é carnaval,
Nós arrasamos,
Vestindo chita,
E o povo grita pra ficar legal,
Oh! Menina não se irrite,
Almerinda não tem limites
O figurino levanta o astral,
Almerinda chita Chic no seu carnaval.
Fonte: Prefeitura Municipal de Iconha