Search
sbado, 21 de dezembro de 2024
  • :
  • :

Governo publica edital para contratar obra de ampliação na Terceira Ponte, no ES

Governo publica edital para contratar obra de ampliação na Terceira Ponte, no ES

O Governo do Espírito Santo anunciou, nesta quinta-feira (5), a publicação do edital de contratação das obras de ampliação da Terceira Ponte, que liga Vitória e Vila Velha. As propostas serão recebidas até o final de abril e devem, obrigatoriamente, contemplar a construção de mais uma faixa em cada sentido, ciclovia e proteção contra suicídios. O valor de referência da obra é de R$ 170 milhões.

De acordo com o governo, a obra vai contemplar demandas antigas da sociedade, que há anos sofre com os congestionamentos e os casos de suicídio.

Com a ampliação para três faixas em cada sentido, a capacidade da ponte será aumentada em 35%, segundo o governo. Das três faixas, uma será mais larga, destinada a ônibus e caminhões.

Além disso, a proteção para evitar que pessoas atentem contra a própria vida será uma barreira de três metros de altura.

“A gente ganha capacidade, ganha um projeto de mobilidade ativa bastante significativo e a prevenção ao suicídio”, disse o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

image 10 - Governo publica edital para contratar obra de ampliação na Terceira Ponte, no ES
whatsapp image 2019 08 07 at 17.56.25 1 1  - Governo publica edital para contratar obra de ampliação na Terceira Ponte, no ES

Projeto deverá contemplar barreira de proteção contra o suicídio — Foto: Divulgação/ Governo do ES

Após o resultado, a empresa vencedora terá seis meses para elaborar o projeto e dois anos e meio para executá-lo.

A expectativa é de que o projeto seja finalizado ao longo de 2020 e que as obras comecem entre o fim deste ano e o começo de 2021.

Além disso, o secretário explicou que as intervenções deverão ser feitas com a ponte em funcionamento.

“A empresa é obrigada manter as quatro faixas de operação. De madrugada, aos domingos, pode operar uma faixa por sentido. Isso é consequência da obra. Mas, das 6h às 22h, tem que operar como opera hoje, com duas faixas por sentido, a gente não pode abrir mão disso”, disse o secretário.

Ciclovia

Para garantir a segurança e o controle dos usuários da ciclovia, o acesso será liberado apenas com o CartãoGV. Não será cobrada nenhuma tarifa, mas apenas o cartão do Bilhete Único Metropolitano vai liberar o acesso à ciclovia.

A estrutura da ciclovia terá um alargamento no vão central que funcionará como uma espécie de mirante.

Outras obras importantes

“Estamos publicando o edital da Terceira Ponte e amanhã também publicaremos a homologação do resultado da licitação das obras do Portal do Príncipe. Em breve, também será lançado o edital para a contratação das obras do viaduto de Carapina. São três obras importantes que compõem o conjunto de ações para a melhoria da mobilidade da Região Metropolitana”, destacou o governador, Renato Casagrande.

Fonte: G1