O Willa, que atravessa o Pacífico a noroeste do México, tornou-se um poderoso furacão de categoria 5 nesta segunda-feira (22), o máximo na escala de Saffir-Simpson, e deve chegar à terra nesta terça-feira à tarde ou à noite, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (CNH).
“Os ventos máximos sustentáveis aumentaram para cerca de 260 km/h com rajadas maiores. Willa é um furacão categoria 5 e extremadamente poderoso”, assinalou o último boletim do CNH.
No fim da manhã de segunda, o olho de Willa estava a 280 km das Ilhas Marias e a 215 km de Cabo Corrientes, no Pacífico Norte mexicano, e estava se movendo a 10 km / h em direção ao NHC. Mais cedo, ele era classificado na categoria 4.
Furacão Willa se formou no Pacífico oriental e seguia a caminho da costa oeste do México nesta segunda-feira (22) — Foto: NOAA via AP
Devido à proximidade do furacão, a Defesa Civil do Ministério do Interior declarou as costas de Sinaloa, Jalisco e Nayarit em alerta verde. Nessa região ficam localizadas as turísticas cidades de Puerto Vallarta e Mazatlan.
Na área turística de Mazatlan, janelas começam a ser lacradas — Foto: Henry Romero/Reuters
As aulas foram suspensas e constantemente os moradores recebem mensagens para que estejam prontos para quando chegar o fenômeno.
O NHC estima que a precipitação total provocada pela tempestade vai variar de 12,5cm a 38,1cm.
Nesse mês, o furacão Michael atingiu a Flórida, provocando fortes chuvas, muito vento e 30 mortes.
Furacão Willa — Foto: Alexandre Mauro/G1
Como se forma um furacão — Foto: Arte/ G1
Fonte: g1