A prova de ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018), que cobra conhecimentos em química, física e biologia, será no próximo domingo (11). O G1 consultou professores, que reuniram as principais fórmulas de física que podem ser úteis na hora de revisão o conteúdo para segundo dia de provas.
Segundo os os professores, o Enem nos últimos anos cinco anos explorou muitas questões sobre potência, energia e ondulatória.
“As questões aumentaram a complexidades nos últimos anos. Hoje a prova é mais conteudista, envolvem o texto com gráficos e figuras, na minha opinião, está se aproximando da Fuvest”, explica o professor de física Wander Azanha do cursinho Oficina do Estudante.
O professor Pedro Oliveira de Souza, do cursinho CPV concorda e complementa “acredito que esse Enem siga a tendência de se tornar cada vez mais complexo, com exercícios que exijam um maior domínio das fórmulas e da matemática por parte do candidato”, conta.
Para concluir sobre a estrutura do exame, Miguel Arruda, supervisor pedagógico do Colégio Stockler e professor de Física, explica que a prova “procura equilibrar questões quantitativas, com questões qualitativas que exigem do aluno a compreensão simples e correta dos fenômenos físicos e muitas vezes sem a necessidade de nenhuma fórmula ou operação matemática”, explica.
Confira abaixo um resumo das principais fórmulas, que os professores citados acima consideram as principais para os candidatos usarem na prova de física:
Equação fundamental da calorimetria
Esta equação mostra como um corpo se aquece ou esfria ao receber ou fornecer calor durante uma variação de temperatura Nos últimos cinco anos, o Enem trouxe questões que falam do cotidiano”, explica Wander Azanha.
Fórmula de calorimetria — Foto: Juliane Souza/G1
Equação fundamental da ondulatória
Essa fórmula relaciona a frequência, velocidade e o comprimento de uma onda. “Ter o domínio dessa equação já é o bastante para responder a maior parte do conteúdo de ondulatória do Enem”, conta o professor Pedro Oliveira Souza.
Equação fundamental da ondulatória — Foto: Juliane Souza/G1
Eletricidade
“Grande parte dos exercícios de eletrodinâmica foram analíticos e exigiam que o candidato possuísse um bom domínio dessas equações em associação com a 1ª e a 2ª Lei de Ohm”, complementa Pedro Oliveira Souza.
Equações de eletricidade — Foto: Juliane Souza/G1
Energia
Equações de energia — Foto: Juliane Souza/G1
Resultante de forças
Equação resultante de forças — Foto: Juliane Souza/G1
Movimentos
Equações de movimentos — Foto: Juliane Souza/G1