Diferente dos anos anteriores, onde a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) espera o fim da temporada para divulgar o posicionamento de times e estados em seu ranking , a entidade confirmou oficialmente nesta quarta-feira que o Espírito Santo subiu uma posição no Ranking Nacional de Federações de 2021.
Com isso, a Federação Capixaba de Futebol (FES) ultrapassou a Federação de Mato Grosso do Sul, chegando ao 22º lugar e entrando na zona de estados com direito a ter duas vagas na 1ª fase da Copa do Brasil do ano que vem, o que também enche os cofres dos clubes com pouco mais de 500 mil reais de cota de participação.
Os finalistas do Capixaba deste ano irão participar da Copa do Brasil 2021. No momento, o Rio Branco-ES, que eliminou o Vitória-ES nesta terça-feira, na semifinal, é o 1º classificado. Na noite desta quarta-feira, Rio Branco VN e Real Noroeste decidem quem será o 2º finalista do estadual e que também garante vaga na competição nacional.
– A gente vem subindo de posições gradualmente, isso mostra que o futebol capixaba está em evolução através de critérios técnicos. Teremos dois representantes com orçamentos mais robustos em decorrência dessas cotas de participação na Copa do Brasil, e, avançando de fase, são valores que ultrapassam R$ 1 milhão para os cofres dos clubes. É muito importante para o Estado – disse o dirigente ao site oficial da FES.
Ofício da CBF enviado à FES confirmando que o Espírito Santo subiu de posição no Ranking Nacional de Federações — Foto: Divulgação/FES