Jovens e adultos com interesse em obter os certificados de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio já podem se inscrever para as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os interessados devem se inscrever pela Internet, pelo site http://enccejanacional.inep.gov.br, e o prazo vai até o dia 18 de agosto.
No Espírito Santo, as provas serão aplicadas nos municípios: Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Domingos Martins, Guaçuí, Guarapari, Linhares, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória.
“A expectativa é atender em torno de 17 mil estudantes, todos os jovens que estão fora da escola e os demais que queiram fazer a prova para concluir os estudos”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
A prova é destinada ao público com no mínimo 15 anos completos na data da prova para o Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, os interessados podem solicitar a certificação desde que tenham no mínimo 18 anos completos na data da prova.
A aplicação do exame está marcada para o dia 08 de outubro, manhã e tarde. Os locais serão divulgados em breve.
O exame constitui-se de provas estruturadas da seguinte forma: para o Ensino Fundamental – Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação; Matemática; História e Geografia; Ciências Naturais. Para o Ensino Médio – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é um exame gratuito e de participação voluntária ofertado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.
Confira aqui o edital http://download.inep.gov.br/educacao_basica/encceja/nacional/2017/edital_n43_de_24072017_encceja_nacional_2017.pdf
Fonte; Governo do ES
Assessoria de Comunicação / SEDU