Você já ficou irritado devido a alguma situação enfrentada no seu dia e sentiu dores nas costas após esse quadro de nervosismo? Isso ocorre porque a forma como nos sentimos pode afetar a saúde da coluna e causar dor.
O estresse, por exemplo, gera tensão nos músculos e reduz a circulação sanguínea para os tecidos, o que diminui a quantidade de oxigênio e de nutrientes que deveriam chegar até eles, causando o desconforto nas costas.
De acordo com o ortopedista Lourimar Tolêdo, membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), é necessário ficar atento para que não seja iniciado um ciclo vicioso entre o estresse e a dor na coluna. “O nervosismo causa a tensão, que gera a dor e promove a raiva com intensidade ainda maior”, explica o médico.
Ansiedade e tristeza
Outras emoções, como a ansiedade e a tristeza, também são capazes de facilitar o desenvolvimento de incômodos nas costas. “A instabilidade emocional pode afetar negativamente a habilidade do corpo de regular e de controlar dores”, afirma Lourimar Tolêdo.
Segundo o ortopedista, quando uma pessoa está sob o efeito de emoções fortes, as costas se tornam menos capazes de tolerar até mesmo uma atividade leve.
“O nervosismo, por exemplo, faz com que os músculos se tencionem, o que os deixa vulneráveis a lesões”, aponta o médico. Dessa forma, até mesmo o ato de levantar uma caixa leve ou de subir escadas pode se tornar uma tarefa difícil e dolorosa.
Prevenção
Para prevenir as dores na coluna decorrentes de sentimentos como a raiva e a ansiedade, é importante incluir no dia a dia momentos de lazer e de relaxamento, além de evitar ambientes estressantes.
Também é fundamental realizar alongamentos sempre que possível, pois a prática deles melhora a circulação sanguínea e promove o bem-estar.