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segunda, 23 de dezembro de 2024
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EDP participa do ‘Feirão Recupere seu Crédito’ e realiza cadastro da Tarifa Social

A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, participará da 8ª edição do Feirão Recupere seu Crédito, realizado pelas Câmaras dos Dirigentes Lojistas (CDLs) de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, entre os dias 04 e 08 de dezembro, em Vitória. Neste ano, além da negociação de valores devidos, os clientes poderão se cadastrar na Tarifa Social, benefício que permite a redução no valor da fatura de energia.

Os consumidores residenciais, rurais, comércio e indústrias poderão realizar uma negociação personalizada com condições especiais de pagamento, juros reduzidos do parcelamento e um prazo ampliado para o acerto dos valores devidos.

Segundo o gestor executivo de Recuperação de Receita da EDP, Afonso Celso, o feirão é uma ótima oportunidade para a regularização das pendências financeiras e a ação é vista como importante instrumento de inclusão social e de cidadania.

“A iniciativa proporciona, até mesmo, a regularização da situação de clientes que estão fora do sistema da distribuidora, como os ligados clandestinamente”.

Tarifa Social

Durante o evento, a EDP cadastrará clientes na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), o benefício garante um desconto de até 65% na fatura de energia. Para ter direito ao desconto, o familiar precisa estar com o Número de Identificação Social (NIS) ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A Tarifa Social é um desconto na conta de luz concedido para os primeiros 220 kWh consumidos mensalmente por clientes residenciais classificados como de baixa renda e varia de acordo com a faixa de consumo mensal (kWh/mês). “É importante frisar que a Tarifa Social é muito vantajosa para quem utiliza a energia de forma eficiente, pois quanto menor o consumo, maior o desconto”, explica Afonso.

O desconto

O benefício é aplicado somente a uma unidade consumidora por família e é escalonado por faixa de consumo, sendo calculado de modo acumulativo, conforme a tabela abaixo:

Faixa de Consumo

Desconto

Até 30 kWh/mês

65%

De 31 a 100 kWh/mês

40%

De 101 a 220 kWh/mês

10%

Acima de 220 kWh/mês

Não há desconto

Documentos necessários para realizar o cadastramento:

§  Número de Identificação Social (NIS) e Número do Código Familiar (COD FAM) – obtido na prefeitura municipal por meio do CRAS;

§  Conta de energia;

§  CPF (Cadastro de Pessoa Física) e Carteira de Identidade (ou outro documento de identificação social com foto) ou apenas Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI);

§  Contrato de aluguel, no caso de se enquadrar como inquilino do imóvel;

§  Informar se a família é indígena ou quilombola, ou se há integrante na família que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Nesse caso, é preciso informar o Número do Benefício (NB);

§  Para o caso família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de equipamentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica, apresentar o relatório e atestado subscrito por profissional médico;

Quem pode receber o benefício

§  Família inscrita no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita comprovadamente menor ou igual a meio salário mínimo nacional;

§  Idosos com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais e pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC;

§  Família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que dependam do consumo de energia elétrica;

§  Famílias indígenas ou quilombolas com inscrição no CadÚnico terão 100% de desconto nos primeiros 50 kWh/mês consumidos (as demais faixas de consumo terão os mesmos percentuais de desconto acima).

§  Para receber o benefício, o endereço da família que consta no Cadastro Único ou no cadastro de beneficiários do BPC deve estar localizado na área de concessão da distribuidora;

Mais informações

§  Cada família tem direito a somente uma instalação com o benefício da Tarifa Social;

§  Em casos de mudança de endereço, os clientes cadastrados deverão informar a EDP Espírito Santo, que fará as devidas alterações. A não atualização do endereço também pode resultar na perda do desconto.

§  A atualização do CadÚnico passa a garantir ao consumidor a manutenção do desconto na conta de luz, e deve ser feita nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. O cadastro tem validade de dois anos e deve ser sempre atualizado.

§  Em caso de dúvidas, a Concessionária orienta a entrar em contato pela EDP Online, www.edponline.com.br, pelo aplicativo EDP – por meio do chat -, Central de Atendimento ao Cliente, por meio do 0800 721 0707, que funciona 24 horas e com ligação gratuita ou em uma das agências de atendimento presencial.

 

Serviço

Feirão Recupere seu Crédito

Data: De 04 a 08 de dezembro

Horário: das 9 às 16 horas

Local: Arena Vitória (antigo Álvares Cabral), em Bento Ferreira, Vitória