A EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, participará da 8ª edição do Feirão Recupere seu Crédito, realizado pelas Câmaras dos Dirigentes Lojistas (CDLs) de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica, entre os dias 04 e 08 de dezembro, em Vitória. Neste ano, além da negociação de valores devidos, os clientes poderão se cadastrar na Tarifa Social, benefício que permite a redução no valor da fatura de energia.
Os consumidores residenciais, rurais, comércio e indústrias poderão realizar uma negociação personalizada com condições especiais de pagamento, juros reduzidos do parcelamento e um prazo ampliado para o acerto dos valores devidos.
Segundo o gestor executivo de Recuperação de Receita da EDP, Afonso Celso, o feirão é uma ótima oportunidade para a regularização das pendências financeiras e a ação é vista como importante instrumento de inclusão social e de cidadania.
“A iniciativa proporciona, até mesmo, a regularização da situação de clientes que estão fora do sistema da distribuidora, como os ligados clandestinamente”.
Tarifa Social
Durante o evento, a EDP cadastrará clientes na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), o benefício garante um desconto de até 65% na fatura de energia. Para ter direito ao desconto, o familiar precisa estar com o Número de Identificação Social (NIS) ativo no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
A Tarifa Social é um desconto na conta de luz concedido para os primeiros 220 kWh consumidos mensalmente por clientes residenciais classificados como de baixa renda e varia de acordo com a faixa de consumo mensal (kWh/mês). “É importante frisar que a Tarifa Social é muito vantajosa para quem utiliza a energia de forma eficiente, pois quanto menor o consumo, maior o desconto”, explica Afonso.
O desconto
O benefício é aplicado somente a uma unidade consumidora por família e é escalonado por faixa de consumo, sendo calculado de modo acumulativo, conforme a tabela abaixo:
Faixa de Consumo |
Desconto |
Até 30 kWh/mês |
65% |
De 31 a 100 kWh/mês |
40% |
De 101 a 220 kWh/mês |
10% |
Acima de 220 kWh/mês |
Não há desconto |
Documentos necessários para realizar o cadastramento:
§ Número de Identificação Social (NIS) e Número do Código Familiar (COD FAM) – obtido na prefeitura municipal por meio do CRAS;
§ Conta de energia;
§ CPF (Cadastro de Pessoa Física) e Carteira de Identidade (ou outro documento de identificação social com foto) ou apenas Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI);
§ Contrato de aluguel, no caso de se enquadrar como inquilino do imóvel;
§ Informar se a família é indígena ou quilombola, ou se há integrante na família que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Nesse caso, é preciso informar o Número do Benefício (NB);
§ Para o caso família inscrita no Cadastro Único com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de equipamentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica, apresentar o relatório e atestado subscrito por profissional médico;
Quem pode receber o benefício
§ Família inscrita no CadÚnico para Programas Sociais do Governo Federal, com renda familiar mensal per capita comprovadamente menor ou igual a meio salário mínimo nacional;
§ Idosos com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais e pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC;
§ Família inscrita no CadÚnico com renda mensal de até 3 (três) salários mínimos, que tenha portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que dependam do consumo de energia elétrica;
§ Famílias indígenas ou quilombolas com inscrição no CadÚnico terão 100% de desconto nos primeiros 50 kWh/mês consumidos (as demais faixas de consumo terão os mesmos percentuais de desconto acima).
§ Para receber o benefício, o endereço da família que consta no Cadastro Único ou no cadastro de beneficiários do BPC deve estar localizado na área de concessão da distribuidora;
Mais informações
§ Cada família tem direito a somente uma instalação com o benefício da Tarifa Social;
§ Em casos de mudança de endereço, os clientes cadastrados deverão informar a EDP Espírito Santo, que fará as devidas alterações. A não atualização do endereço também pode resultar na perda do desconto.
§ A atualização do CadÚnico passa a garantir ao consumidor a manutenção do desconto na conta de luz, e deve ser feita nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. O cadastro tem validade de dois anos e deve ser sempre atualizado.
§ Em caso de dúvidas, a Concessionária orienta a entrar em contato pela EDP Online, www.edponline.com.br, pelo aplicativo EDP – por meio do chat -, Central de Atendimento ao Cliente, por meio do 0800 721 0707, que funciona 24 horas e com ligação gratuita ou em uma das agências de atendimento presencial.
Serviço
Feirão Recupere seu Crédito
Data: De 04 a 08 de dezembro
Horário: das 9 às 16 horas
Local: Arena Vitória (antigo Álvares Cabral), em Bento Ferreira, Vitória