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sbado, 21 de dezembro de 2024
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EDP Espírito Santo realiza Operação Verão

EDP Espírito Santo realiza Operação Verão

Mais de 90% das redes de distribuição de energia no Brasil são aéreas e estão expostas as intempéries como chuvas, ventos e raios, além de agentes externos como vegetação. Por isso, o período do verão é tratado com uma atenção especial pela EDP Espírito Santo. É para mitigar o impacto do período chuvoso que a Distribuidora realiza a Operação Verão.

Além dos investimentos realizados na rede elétrica, a Concessionária disponibilizará novos canais de atendimento aos clientes, como o aplicativo EDP Online, reforço ao sistema e no número de colaboradores, com um amplo planejamento para o reforço na atuação em dias de grande volume de ocorrências.

Somente em 2017, foram realizados investimentos ao longo do ano para ampliação e construção de subestações e construção e recapacitação de linhas de distribuição de alta tensão. Entre os principais empreendimentos estão:

– Construção das novas Subestações Guriri (em São Mateus) e Atílio Vivácqua;

– Ampliação de outras 24 subestações, entre elas, São Mateus, Linhares, Itapemirim, Lameirão (em Guarapari) e Fruteiras (em Cachoeiro de Itapemirim).

– Construção de 14 quilômetros de linhas de distribuição de alta tensão e a recapacitação de outros 81 quilômetros que passam por diversos municípios do Estado como, por exemplo, a linha Viana-Guarapari e João Neiva-Linhares.

– Substituição de 220 quilômetros de cabos que compõem as redes com tecnologia compacta e, também, as redes protegidas, que, além de reduzirem a poluição visual, sofrem menos interferências externas, ocasionadas por vento, galhos de árvore e outros objetos.

 

– Somando-se a isso, somente em 2017, a rede de distribuição da EDP está recebendo 165 novos religadores, permitindo que 40% dos clientes da Distribuidora sejam beneficiados com a transferência automática de carga. Os religadores são dispositivos de proteção e recomposição automática de carga, que fazem com que, em casos de interrupção, a energia seja restabelecida automaticamente e de forma rápida, além de aumentarem a segurança do sistema.

O diretor da EDP Espírito Santo, João Brito, reforça a importância do investimento contínuo realizado pela empresa, destacando que “as obras são planejadas para acompanhar o desenvolvimento das cidades e garantir a segurança e a qualidade no fornecimento de energia elétrica à comunidade”.

 

Reforço na atuação

Nesta edição da Operação Verão, a estratégia operacional das equipes de campo durante o período é um ponto fundamental, que possibilita mais agilidade e eficácia no atendimento. Com o aumento do efetivo em 100% nos momentos de grande quantidade de ocorrência, a empresa traçou um plano de distribuição dos grupos de plantão em todos os municípios atendidos para, desta forma, diminuir o tempo de deslocamento dos profissionais.

A partir do despacho das equipes pelo Centro de Operação do Sistema (COS), em Carapina, na Serra, uma ferramenta automatizada realiza a roteirização dos serviços utilizando algoritmos, com uma plataforma integrada que indica a melhor rota. Além disso, após a realização de estudos, a Concessionária reposicionou algumas bases de apoio das equipes, bem como a inaugurou novas localidades, o que otimizou o tempo para atendimento.

A parceria com órgãos municipais, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia também é essencial. Muitas vezes os trabalhos são realizados conjuntamente e para isso, a EDP Espírito Santo mantem um canal direto de comunicação com estas entidades. Vale lembrar que as ações do Plano Verão iniciaram muito antes do período chuvoso e vão até março do próximo ano.

 

Canais de relacionamento com o cliente

Para um atendimento com excelência, a Distribuidora investe constantemente nos canais de comunicação com o cliente. Nos últimos dois anos, foram investidos cerca de R$ 8 milhões em soluções de relacionamento.

 

Atualmente, 70% dos atendimentos são realizados pelos canais virtuais. São 56 serviços disponíveis na EDP Online, www.edponline.com.br. O aplicativo EDP Online, disponível para download em todas as plataformas de celulares e tablets, também já é uma boa realidade. Até novembro, mais de 8 mil serviços foram atendidos e, além dos principais serviços buscados pelos consumidores, disponibiliza um chat online e 24 horas que permite agilidade no atendimento.

Para aqueles que não estão conectados à internet, a Distribuidora também disponibiliza:

ü  Serviços por SMS

Para utilizar este serviço, use o número 33737: Informar falta de energia, com o texto ENERGIA + n° da instalação.

ü  Call Center da Distribuidora

No 0800 721 0707 – com atendimento gratuito e 24 horas

ü  Agência de atendimento presencial – localizadas nos 70 municípios da área de concessão.

Reconhecimento e Atendimento ao cliente

A EDP Espírito Santo é uma das três melhores grandes empresas de distribuição do Sul e Sudeste do Brasil, segundo o Prêmio IASC – Índice Aneel de Satisfação do Cliente. A premiação, concedida anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), reconhece as companhias mais bem avaliadas com base na percepção dos consumidores residenciais.

Para a definição das vencedoras, foram entrevistados 24.926 clientes de 540 municípios atendidos por 101 concessionárias e permissionárias. Divulgada anualmente pela ANEEL desde 2000, a pesquisa IASC retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica, com o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua na perspectiva do consumidor. Desde 2002, a agência premia as distribuidoras mais bem avaliadas na pesquisa.

Além disso, EDP Espírito Santo foi reconhecida entre as melhores distribuidoras de energia elétrica nas categorias de Qualidade da Gestão, Evolução do Desempenho e Melhor Distribuidora Regional (Sudeste) pelo Prêmio Abradee 2017.

A concessionária, que atende 70 das 78 cidades do estado, num total de 1,5 milhão de cliente, destaca-se por sua excelência no cumprimento de critérios como compromisso com as partes interessadas, desenvolvimento sustentável e geração de valor agregado, além do reconhecimento conferido à Empresa na avaliação de qualidade dos próprios consumidores.