Novas subestações, modernização da rede e substituições preventivas de equipamentos estão entre os trabalhos que serão executados
Atuando com antecipação ao crescimento e ao desenvolvimento do Estado, a EDP Espírito Santo amplia seus investimentos na rede de distribuição de energia elétrica em 2017, nos 70 municípios da sua área de concessão. Ao longo deste ano, a Concessionária vai aplicar cerca de R$ 300 milhões em melhorias, valor 90% superior ao registrado em 2015 e 27% maior que em 2016. O montante será destinado para as áreas de expansão, modernização, combate às perdas, infraestrutura e atendimento ao cliente.
“Todos os anos, investimos massivamente em nosso sistema, para garantir maior robustez, reforçando a confiabilidade e a melhoria da qualidade do fornecimento de energia dentro de elevadas condições técnicas e de segurança”, afirma João Brito, diretor da EDP Espírito Santo.
Cerca de R$ 160 milhões serão investidos na ampliação e construção de subestações e em construção e recapacitação de linhas de distribuição de alta tensão. Entre os empreendimentos estão as novas Subestações Guriri (em São Mateus) e Atílio Vivácqua, ampliação de outras 24 subestações, entre elas, São Mateus, Linhares, Itapemirim, Lameirão (em Guarapari) e Fruteiras (em Cachoeiro de Itapemirim).
A expansão vai aumentar a capacidade do sistema de atender a demanda de energia, além de evitar oscilações e aprimorar a confiabilidade do serviço. Além dos municípios onde as obras serão realizadas, também serão beneficiadas as cidades de Barra de São Francisco, Anchieta, Itapemirim, entre outras.
Os recursos serão utilizados ainda para a construção de 14 quilômetros de linhas de distribuição de alta tensão e a recapacitação de outros 81 quilômetros que passam por diversos municípios do Estado como, por exemplo, a linha Viana-Guarapari e João Neiva-Linhares. A medida aumenta a confiabilidade do sistema e reduz o número de eventuais interrupções de energia.
O aporte do plano de investimentos da EDP no Espírito Santo permitirá que um acréscimo de 229 MVA de potência instalada, isso corresponde à potência atual instalada do município de Vila Velha.
“A construção, ampliação e modernização de subestações e linhas de distribuição são fundamentais para suportar o aumento da demanda e até mesmo antecipar o crescimento econômico do Estado, assegurando o atendimento ao mercado, reforçando a confiabilidade e a melhoria da qualidade do fornecimento de energia dentro de elevadas condições técnicas e de segurança”, reforça Brito.
Cerca de R$ 50 milhões serão aplicados para modernizar o sistema de distribuição da Concessionária. As melhorias incluem a substituição de 220 quilômetros de cabos que compõem as redes com tecnologia compacta e, também, as redes protegidas, que, além de reduzirem a poluição visual, sofrem menos interferências externas, ocasionadas por vento, galhos de árvore e outros objetos.
Somando-se a isso, somente em 2017, a rede de distribuição da EDP está recebendo 165 novos religadores, permitindo que 40% dos clientes da Distribuidora sejam beneficiados com a transferência automática de carga.
Os religadores são dispositivos de proteção e recomposição automática de carga, que fazem com que, em casos de interrupção, a energia seja restabelecida automaticamente e de forma rápida, além de aumentarem a segurança do sistema.
“Estamos modernizando todo o nosso sistema de automação das subestações, atualizando nossos softwares, substituindo preventivamente transformadores, postes e investindo em composições que proporcionem mais qualidade aos serviços”, complementa o diretor da Distribuidora.
A EDP Espírito Santo investe constantemente em suas instalações, de modo a reduzir o número de ocorrências, limitar os impactos e restabelecer rapidamente o serviço em caso de interrupção no fornecimento.
A EDP Espírito Santo está entre as 5 melhores distribuidoras do Brasil em termos de qualidade de serviço e Vitória é a capital do Brasil com melhor qualidade de serviço, com uma interrupção média inferior a 4 horas por ano.
Combate ao furto de energia
A fim de aumentar a segurança do sistema, a EDP Espírito Santo conta com projetos de combate às fraudes e irregularidades. Além de causar prejuízos financeiros, as práticas, que são ilegais, prejudicam a qualidade do serviço prestado aos demais clientes. Nesta área, serão investidos R$ 50 milhões em 2017, que representa um aporte recursos 56% maior do que o realizado em 2015.
A Distribuidora utilizará os recursos em projetos de blindagem de medição, que evitam possíveis irregularidades na rede, e de telemedição, que fazem a leitura à distância e contam com alarmes para os casos de fraudes e defeitos. Além disso, a Concessionária investirá também na automatização de religações, que permite à empresa religar unidades consumidoras de forma remota, sem precisar deslocar equipes, o que agiliza o atendimento ao cliente.
Por fim, a Companhia, que atende mais de 1,5 milhão de clientes em 70 municípios do Estado, vai realizar carca de R$ 40 milhões em melhorias operacionais, e investimentos em tecnologia da informação e infraestrutura, totalizando cerca de R$ 297 milhões.
Reconhecimento e Atendimento ao cliente
A EDP Espírito Santo é uma das três melhores grandes empresas de distribuição do Sul e Sudeste do Brasil, segundo o Prêmio IASC – Índice Aneel de Satisfação do Cliente. A premiação, concedida anualmente pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), reconhece as companhias mais bem avaliadas com base na percepção dos consumidores residenciais.
Para a definição das vencedoras, foram entrevistados 24.926 clientes de 540 municípios atendidos por 101 concessionárias e permissionárias. Divulgada anualmente pela ANEEL desde 2000, a pesquisa IASC retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica, com o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua na perspectiva do consumidor. Desde 2002, a agência premia as distribuidoras mais bem avaliadas na pesquisa.
Além disso, EDP Espírito Santo destacou-se na 18ª edição do Prêmio Abradee, promovido pela Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica, por oferecer, na opinião dos consumidores, o maior índice de Nível de Serviço (INS) da pesquisa. Na pesquisa, que aconteceu em 2016 e é relativa ao ano de 2015, a Distribuidora ocupou a 1ª posição do critério Qualidade no Atendimento, que compõe o conjunto de avaliação da Gestão Operacional da empresa.
E neste ano, a Concessionária é finalista em quatro categorias da premiação que é referências no setor elétrico, sendo elas: Qualidade da Gestão, Evolução do Desempenho, melhor empresa da região Sudeste e o prêmio Nacional.
Para garantir a satisfação dos usuários, a EDP Espírito Santo reforçou nos últimos anos os investimentos na área de distribuição e expandiu os canais de relacionamento. Além das agências presenciais e da Central de Atendimento por telefone, os clientes possuem a opção do EDP Online com atendimento via SMS, web e aplicativo.
No EDP Online, acessado pela web, estão disponíveis 33 tipos de serviços, entre eles, pedidos de ligação nova, consulta de débitos, chamada de falta de energia, pedido de conta por e-mail e solicitações de remoção de postes e rede. Assim como no aplicativo, o atendimento pelo site funciona 24 horas, sete dias por semana, é gratuito e pode ser acessado de qualquer computador, tablet ou smartphone.
Já o aplicativo EDP Online oferece 12 serviços, como chamados por falta de energia, consulta de débitos e pedido de poda de árvore. Compatível com as plataformas Android™, iOS e Windows Phone, o app conta ainda com o chat, no qual é possível trocar mensagens com um atendente em tempo real.
“Nosso objetivo é oferecer aos clientes mais uma forma rápida, fácil e gratuita de acessar as informações e os serviços da EDP Espírito Santo. Queremos estar próximos dos consumidores e atendê-los da forma mais eficiente e rápida possível”, destaca Brito.
Confira todos os serviços disponíveis no EDP Online (web e aplicativo):
– 2ª Via de Contrato de Adesão
– Alteração cadastral
– Alteração de endereço de entrega
– Escolha da data de vencimento da fatura
– Débito automático da fatura de energia
– Conta por e-mail
– 2ª Via de conta
– Acordo de pagamento de débitos
– Informe de leitura
– Reclamação do nível de tensão
– Religação de energia
– Declarações
– Alteração de padrão
– Alteração de Carga
– Encerramento de contrato
– Pedido de ressarcimento
– Poda de árvore
– Falta de energia
– Remoção de poste e rede
– Agrupamento de débito para pagamento
– Ligação Nova residencial e comercial em baixa tensão (127/220 volts)
– Ligação Nova em média tensão (11.400/13.200/13.800 volts)
– Alteração de Responsabilidade de clientes de média tensão (11.400/13.200/13.800 volts)
– Cancelamento de cobrança Valores Terceiros
– Nova interface, mais bonita, simples e intuitiva
– Informações gerais
– Informação sobre Bandeiras Tarifárias
– Débitos
– Faturas pagas
– Histórico de consumo
– Serviços cobráveis
– Andamento de solicitações
– Saldo parcial de fatura
Saiba como funciona o canal da EDP por SMS
Os clientes podem enviar mensagens para a distribuidora no número 33737 para:
· Informar falta de energia, com o texto ENERGIA + n° da instalação;
· Solicitação do código de barras para pagamento da conta de luz, com o texto Conta + n° da instalação;
· Pedido de religação de energia, com o texto Religa + n° da instalação.