A EDP reforça o compromisso com o Espírito Santo e anuncia um investimento 40% maior para o Estado, comparado com o ano de 2017. Para oferecer um serviço de qualidade superior e incrementar a segurança do sistema elétrico, a Concessionária incrementará as áreas de expansão e modernização da rede elétrica, combate às perdas, infraestrutura e atendimento ao cliente.
Nesse ano, a distribuidora da EDP realizará investimentos de mais de R$ 300 milhões e, quando comparado com o ano de 2015, registra-se um aumento de 100% no montante.
Já no segmento da Transmissão, o Espírito Santo receberá investimentos da ordem de R$ 116 milhões. Destinados para a construção e instalação da linha de transmissão de energia elétrica de 230/138kv, entre Linhares e São Mateus, no Norte do Estado.
“Avançamos em todas as prioridades estratégicas definidas no último ano, o que nos permitiu entregar os resultados superiores e elaborar um plano de investimentos ainda mais robusto para 2018, que contempla obras que são fundamentais, como a ampliação e modernização de subestações e linhas de distribuição, para suportar o aumento da demanda e antecipar o crescimento econômico do Estado”, destaca João Brito, diretor da EDP Espírito Santo.
Do total destinado para a Distribuidora, serão realizadas obras de expansão e melhoria da rede elétrica, como na ampliação de subestações e em construção e recapacitação de linhas de distribuição de alta tensão. Entre os empreendimentos está a ampliação das Subestações Rio Quartel (em Linhares), Santa Maria (Santa Maria de Jetibá), Castelo e Ponto Belo.
Os recursos serão utilizados ainda para a construção e recapacitação de 409 quilômetros de linhas de distribuição de alta, média e baixa tensão que passam por diversos municípios do Estado como, por exemplo, a linha Viana-Alto Lage e Itarana-Santa Maria de Jetibá. A medida aumenta a confiabilidade do sistema e reduz o número de eventuais interrupções de energia.
“O investimento realizado pela EDP no Espírito Santo permitirá um acréscimo de 112,5 MVA de potência instalada, isso corresponde à potência atual instalada dos municípios de Linhares e Sooretama. As obras aumentam a capacidade do sistema de atender a demanda de energia, além aprimorar a confiabilidade do serviço”, acrescenta João Brito.
A EDP Espírito Santo investe constantemente em suas instalações, de modo a reduzir o número de ocorrências, limitar os impactos e restabelecer rapidamente o serviço em caso de interrupção no fornecimento.
A rede de distribuição da EDP receberá ainda mais 138 novos religadores, permitindo que cerca de 35% dos clientes da Distribuidora sejam beneficiados com a transferência automática de carga, valor referência entre as concessionárias de energia elétrica no Brasil.
Os religadores são dispositivos de proteção e recomposição automática de carga, que fazem com que, em casos de interrupção, a energia seja restabelecida automaticamente e de forma rápida, além de aumentarem a segurança do sistema.
Combate ao furto de energia
A EDP Espírito Santo desenvolveu projetos que se tornaram referência nacional quando o assunto é o combate às fraudes e irregularidades. Para o ano de 2018, a Companhia investirá cerca de R$ 50 milhões para combater a prática ilegal que, além de causar prejuízos financeiros, afetam a qualidade do serviço prestado aos demais clientes.
Entre os investimentos está a expansão do projeto BTZero. Trata-se de uma rede elétrica blindada, que foi desenvolvido totalmente pela equipe da EDP Espírito Santo e parceiros locais, e tornou-se benchmarking para as empresas do setor elétrico, evitando possíveis irregularidades na rede e na telemedição, que fazem a leitura à distância e contam com alarmes para os casos de fraudes e defeitos.
Resultado de um programa estruturado e sistematizado de fiscalizações, blindagem de medições e regularização de clandestinos, o programa de combate ao furto de energia elétrica comprova sua efetividade diante da meta estabelecida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), passando de 17,87% em dezembro de 2014 para 11,94% em dezembro de 2017, uma queda de 5,93 p.p., redução é suficiente para alimentar, por um ano, todas as unidades consumidoras dos municípios de Guarapari e Piúma, no sul do ES. Além disso, o resultado de dezembro de 2017 é o menor valor dos últimos 15 anos.
Por fim, a Companhia, que atende mais de 1,5 milhão de clientes em 70 municípios do Estado, vai realizar investimento em melhorias operacionais, e investimentos em tecnologia da informação e infraestrutura, totalizando mais de R$ 300 milhões.
Transmissão
Com um investimento de R$ 116 milhões, a linha de transmissão de 230/138kv foi projetada, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para mitiga a sobrecarga do sistema existente de suprimento à Região Norte/Nordeste do Espírito Santo no curto prazo.
A obra consiste na construção de linha de transmissão entre as subestações Linhares II / São Mateus II, ampliação da subestação Linhares II e construção da nova subestação São Mateus II.
A previsão de início das obras é imediata e prazo para a sua conclusão é até agosto de 2020. Aproximadamente 500 mil habitantes capixabas serão beneficiados.
“O empreendimento reafirma o nosso compromisso com o Espírito Santo, consolidando a atuação da Empresa em investimentos que promovem o reforço no sistema de transmissão necessário ao crescimento econômico e desenvolvimento das cidades capixabas, gerando emprego e renda além de permitir maior confiabilidade e melhor qualidade de serviço dentro de elevadas condições técnicas e de segurança”, destaca o diretor técnico da EDP Transmissão, Fernando Saliba.
Qualidade do serviço e atendimento ao cliente
A EDP Espírito Santo está entre as melhores distribuidoras do Brasil em termos de qualidade de serviço e Vitória é a capital do Brasil com melhor qualidade de serviço, com uma interrupção média inferior a 3 horas por ano.
Entre os reconhecimentos recebidos no ano de 2017, a Concessionária foi a melhor distribuidora de energia elétrica no Índice de Satisfação da Qualidade Percebida (ISQP) da região Sudeste, do Prêmio Abradee 2017, mais renomada premiação do setor de distribuição de energia elétrica do Brasil.
A EDP destacou-se por sua excelência no cumprimento de critérios como compromisso com as partes interessadas, desenvolvimento sustentável e geração de valor agregado, além do reconhecimento conferido à Empresa na avaliação de qualidade dos próprios consumidores.
“A premiação como melhor Distribuidora da região Sudeste reflete a missão da Companhia para garantir a satisfação de seus clientes por meio da prestação de um serviço de máxima qualidade, eficiência e segurança. Trata-se de um reconhecimento importante para toda a empresa e um estímulo para a melhoria contínua de nossos serviços”, destaca João Brito.
Segundo o Prêmio IASC – Índice Aneel de Satisfação do Cliente, concedido anualmente pela Aneel, a EDP Espírito Santo é uma das três melhores distribuidoras do Sudeste do Brasil. A premiação reconhece as companhias mais bem avaliadas com base na percepção dos consumidores residenciais em relação à qualidade dos serviços prestados, com o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua na perspectiva do consumidor.
Para garantir a satisfação dos usuários, a EDP Espírito Santo reforçou nos últimos anos os investimentos na área de distribuição, expandiu e criou novas ferramentas para facilitar a comunicação com o consumidor, como o EDP Online, com um completo portal de serviços (www.edponline.com.br) e aplicativo, além do atendimento via SMS.
No EDP Online, acessado pela web, estão disponíveis 33 tipos de serviços, entre eles, pedidos de ligação nova, consulta de débitos, chamada de falta de energia, pedido de conta por e-mail e solicitações de remoção de postes e rede. Assim como no aplicativo, o atendimento pelo site funciona 24 horas, sete dias por semana, é gratuito e pode ser acessado de qualquer computador, tablet ou smartphone.
Já o aplicativo EDP Online oferece 12 serviços, como chamados por falta de energia, consulta de débitos e pedido de poda de árvore. Compatível com as plataformas Android™, iOS e Windows Phone, o app conta ainda com o chat, no qual é possível trocar mensagens com um atendente em tempo real.