De acordo com uma pesquisa desenvolvida na Finlândia, o hábito de fumar pode causar doenças na coluna e piorar o quadro de pessoas já acometidas com essas complicações. Ainda segundo os dados coletados na análise, o cigarro aumenta em 45% o risco de pacientes com problemas nas costas precisarem passar por uma cirurgia.
A pesquisa mensurou também os efeitos da interrupção do tabagismo. A conclusão é de que as pessoas que deixam de lado esse hábito reduzem os riscos de desenvolverem doenças.
Conforme alerta o ortopedista Lourimar Tolêdo, membro da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), as substâncias presentes na fumaça do cigarro também comprometem a cicatrização após as cirurgias e prejudicam o sistema respiratório, o que deixa o paciente suscetível a infecções.
Hérnia de disco
Ainda segundo o médico, a relação entre o tabagismo e as complicações nas costas está na nicotina, que além de causar dependência, diminui o diâmetro dos pequenos vasos sanguíneos.
“Essa redução dificulta a passagem dos nutrientes e do oxigênio que as células precisam receber por meio do sangue. Dessa forma, a reparação das fraturas se torna um processo mais demorado e o reflexo disso são as dores e as doenças na coluna”, explica o ortopedista.
Lourimar esclarece que a ausência de nutrientes no sangue faz com que os discos ressequem e fiquem desgastados, o que causa a hérnia e outras complicações. “Os sintomas iniciais da hérnia de disco são as dores nas costas ou em algum membro, podendo estar presente a dormência e a fraqueza no local. Ao identificar algum desses sinais, é necessário buscar por um profissional especializado na saúde da coluna”, diz o ortopedista.