Parte 1
Para este “calunista”, a festa começou muito antes da que se tornou uma festa de muitos comunicadores do ES, dos mais jovens a veteranos e até alguns dinossáuricos que chegaram à era da inferneti, nosotros no meio.
Ao chegar à recepção do auditório Dirceu Cardoso, cumprimentei e antes de dizer o meu nome, ouço da recepcionista:
“Seu Oleare, eu conheço o senhor”.
Opa, já comecei a degustar porque, pravaler memo, tava achando que seria um ilustre desconhecido. Ela me revelou:
“Há trinta anos, eu ganhei um LP do Dominguinhos no seu programa da Rádio Espírito Santo. Foi o primeiro prêmio que ganhei no rádio”.
Perguntei pelo nome, ela respondeu: Gerusa Denadai. Caramba, lembrei do nome dela no ato, pois era ativa participante dos meus programas. Puxa, que alívio! Pelo menos uma pessoa, além do Torino Marques e seus assessores Luiz Cláudio Ca Sa Do e Agnelo Neto, mais uma pessoa que me conhecia, totalizando 4.
Pensei logo: “já sou bestiseler”…fui entrando e buscando um banquim pra aliviar meus jueio. Depois, encontro o Carlos Roberto Coutinho, do ES HOJE. Passei por ele de papo com Agnelo Neto e disse: – “pelo jeito, tá entrando qualquer um aqui hoje”.
Foi a conta pra sentarmos, eu conhecer o Eci Scardini, um herói da imprensa nanica, fundador do jornal Novo Tempo há 49 anos na Serra/ES, e o Evandro Seixas Thomé do STN – de Sta. Teresa/ES.
Danilo Salvadeo recebe a comenda Certamente, Novo Tempo é um dos mais longevos do Estado, batendo com Tribuna do Cricaré, do Márcio Castro.
Atrasou um tiquim o início do lero geral, mas niquiqui começou, o Danilo Salvadeo – recebendo a comenda – mandou ver.
Falam deputados Assumção e Torino, seguido por José Luis Dantas, o poderoso chefão da UVV. Todos enaltecendo o valor e o poder da comunicação.
Roquidubão
Disse ao Dantas na hora da minha comenda que fiz excelentes encontros com os alunos de Comunicação da UVV e os professores Gilda Soares e Rodrigo Cerqueira.
Depois, perguntei pela roqueira da 97.7 e tive o privilégio de conhecer a bótima Monica Camilo – ao centro, foto com Torino – que faz um puta programa de roquidubão na 97.7, Rádio Cidade. Bela voz e seleção pra nenhum rockoroa Dijei dos mais véi botar defeito.
Luiz Cládio Ca Sa Do com Golias
Grande momento
Disse ao prezadíssimo que tinha que agradecer a ele pelo empenho para que eu estivesse presente, apesar de mal saído de uma maledeta quarentena covídica.
E completei afirmando que valeu a pena ir, participar, conhecer colegas novos e outros menos, vibrar e viver um grande momento.
Momento para conhecer caras quinenqui o Adilson Alves do Santos, um empreendedor de sucesso com rádio e jornal em Iconha/ES.
Gastão Folador, que se tornou um mega profi internacional, mandando ver na Zoropa, França e Baia.
Ao passar, disse ao Gastão: – Tive um grande amigo, colega de rádio dusbão, chamado Santos Folador.


Ele me respondeu: – “Meu tio”. Os Folador são de voar alto por suas competências e habilidades.
Muito confortante rever o Ilson Rodrigues, um dos mais animados da noite, comunicativo, que superou momentos difíceis e festejamos com ele toda aquela boa disposição e presença marcante.
Aí, nosso retratim ao chegar à frente da banca. E a segunda, ao receber a comenda, tive a honra de ter ao meu lado esse grande Antonio Carlos Sessa Neto, dono do maior acervo da história de Vitória e do ES dos últimos 70 a 80 anos, suponho.
Disse ao deputado Torino Marques quié preciso ficar atento ao acerto do Antonio Carlos para que ele tenha reconhecimento público por sua bela obra fotográfica e que seu acervo tenha um bom destino, uma boa guarda. A própria Assembleia Legislativa pode perfeitamente – quem sabe? – patrocinar um projeto ambicioso como este.
Por fim, devo agradecer à equipe do Torino todas as atenções; brigaduuuuu ao Luiz Cláudio Ca Sa Do, ao Agnelo Neto, ao Daví, ao Cristiano e à Fernanda (Oswaldo Oleari).
NEC = Nota do Editor Chefão – Não consegui me conter dentro dos próprios panos e acabei escolhendo a foto de capa com o deputado Assumção, o Casal Torino Marques, o UVVman José Luis Dantas e nosso admirável Antonio Carlos. Desculpem a cara de pau, mas só assim eu consigo sair na foto de capa. Atenção, sonoplastia: solta o som de gargalhadas.
Parte 2
Gente que fez e faz a história da comunicação no Espírito Santo foi homenageado na noite desta quinta-feira (4) na Assembleia Legislativa do ES.
Todos foram agraciados com a Comenda do Mérito Legislativo Jairo Maria, radialista que marcou época no Espírito Santo. A comenda anteriormente era destinada somente a radialistas,mas Torino Marques ampliou sua abrangência para além dos apenas radialistas, alcançando profissionais de comunicação da era digital.
O proponente da homenagem é o deputado Torino Marques (PSL), locutor de rádio e apresentador de televisão. Torino trabalhou com Jairo Maia. Ele abordou as adaptações que empresas e profissionais tiveram de promover por conta do advento da internet.
“É uma categoria fundamental para a nossa história. Hoje somos profissionais e empreendedores, que incorporaram as exigências do mercado. Antes jornalistas, radialistas e cinegrafistas; hoje gestores de mídias sociais, blogueiros e outros. Hoje é tudo digital, mas o DNA é o mesmo, a vocação de ser comunicador”, frisou.

Para o deputado Capitão Assumção (Patri), é oportuno valorizar os profissionais da comunicação, como no encontro da noite de quinta-feira. O parlamentar contou que aprendeu o valor da imprensa desde novo em atividades na escola, com revistas em quadrinhos e tirinhas de jornal.
“Os primórdios do que lembro sobre jornalismo aprendi com uma professora, outro profissional que leva formação e informação para o povo.
“Eu sei das dificuldades que vocês passam pra levar boa informação, mas que são grandes profissionais”, salientou.
José Luiz Dantas, CEO da Universidade de Vila Velha (UVV), disse que estava no encontro como radialista e não como CEO da UVV. Disse que começou no rádio há mais de 30 anos e que o veículo continua sendo uma paixão para ele.
“A comunicação, mais do que um dom divino, é um meio para o desenvolvimento da sociedade. Leva a verdade, fato relevante, esclarece a população. É fazer cidadania, com responsabilidade social”, afirmou.
Após as falas, 27 convidados receberam a Comenda do Mérito Legislativo Jairo Maria. Dentre os homenageados, radialistas, jornalistas, empresários do ramo da comunicação e outros profissionais da área.

Jairo Maia
JM atuou mais de 50 anos iniciados em em Cachoeiro de Itapemirim, sul do ES, em 1957. Veio para a capital, Vitória, onde dividiu seu tempo apresentando programas nas Rádios Capixaba, Espírito Santo e Gazeta.]
Com o sogro Jeferson Dalla, Jairo Maia tornou-se dono da Rádio Capixaba, comprada da Arquidiocese de Vitória. Mais tarde, Jeferson Dalla e Jairo venderam a Rádio Capixaba para o radialista e empresário Hugo Borges.
Ele faleceu em março de 2013, aos 77 anos. Em 2017, por meio da Resolução 4.675, foi criada a comenda que leva o nome dele.
Os homenageados
- Adilson Alves dos Santos
- Amanda Leandro
- Amaro Gonçalves
- Aristomar Gastão Folador
- Carlos Roberto Coutinho
- Carlos Alexandre Silva Amaro
- Evandro Seixas Thomé
- Cláudio Gouveia
- Danilo Sérgio Salvadeo
- Luciana Alves Moreira
- Eci Scardini (Gereréu)
- Fernanda Miranda
- Giovanni Tadeu Albino
- Jackson Rangel Vieira
- Jaena Lúcia Campos Cremasco
- Jhonathan dos Santos Pinto
- José Luiz Dantas da Silva
- Ilson Rodrigues
- Luciano Lopes
- Osvaldo Oleari
- Olinto Miranda
- Renata Rocha
- Sthephen Rossi
- Urias Ferreira de Freitas
- Wagner Tintori
- Wallace Menezes
- Wilcler Carvalho Lopes