Não é difícil se deparar com pessoas que fazem do quarto uma extensão para buscar alternativas que resolvam um problema, sobretudo para quem está no sufoco financeiro.
E, segundo médicos, essa realidade tem sido cada vez mais comum. Tanto que as dívidas já são a maior causa de insônia no Espírito Santo, considerando as causas psicológicas e sociais.
O especialista em Medicina do Sono Sérgio Barros Vieira explicou que a pessoa pode ter uma predisposição ou não para a insônia. “Aí, se a questão perdura, o risco de se tornar crônica é muito grande. Qual é o conceito de crônica? É se ela acontecer mais de três vezes por semana, mais de três semanas no mês.”
O clínico geral João Evangelista Teixeira Lima confirmou que têm aumentado as queixas de pessoas endividadas que estão perdendo noites de sono. “A preocupação tira o sono. E, hoje em dia, infelizmente, um dos maiores motivos de preocupação do ser humano é dívida.”
A médica do sono Simone Prezotti salientou que a insônia pode ser desencadeada pelo estresse e a dificuldade financeira leva os devedores a desenvolverem ansiedade, o que inunda o corpo com adrenalina e influencia diretamente na hora de dormir e na manutenção do sono.
“Quanto menos a pessoa dorme, mais ela ficará indisposta durante o dia, inclusive para trabalhar e buscar alternativas para sair da crise financeira e quitar as dívidas.”
Ela lembrou que pesquisas feitas no País e fora mostram que as pessoas estão dormindo pior por causa da dificuldade financeira, da perda de emprego e da preocupação com a economia do Brasil.
Todos disseram que quem estiver passando por essa situação deve buscar ajuda médica.
Economistas também deram orientações para que as pessoas tentem superar o problema no aspecto financeiro, a exemplo do vice-presidente do Instituto Brasileiro de Finanças-ES, Celso Guerra.
Já a psicóloga e diretora da Psico Store, Martha Zouain, confirmou que as dívidas têm um peso muito grande no distúrbio do sono das pessoas, principalmente para quem está sem emprego.
Fonte: Tribuna