Sebrae ES orienta empreendedores a fazer da paixão pelo rock um negócio lucrativo
Espírito libertário, inadequação a rótulos sociais e um estilo único e empoderado são questões que se refletem na vida dos apaixonados pelo rock’n’roll. E quando o assunto é empreendedorismo, muitos empresários capixabas fazem sucesso nos negócios unindo traços desse estilo de vida à rotina profissional. Próximo ao Dia Mundial do Rock, comemorado na próxima sexta-feira (13), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) reúne exemplos e dá orientações sobre como aproveitar a paixão pelo rock para desenvolver bons negócios.
Recém inaugurado na Praia da Costa, em Vila Velha, o estúdio de tatuagem Bunker 27 Ink&Shop reúne dois casais à frente do empreendimento: Angela Becker e Raphael Magno e Vanessa Mageski e Thiago Mageski. Em comum, todos tiveram na infância as primeiras influências de bandas de rock, que é o estilo musical que domina a trilha dos trabalhos no estúdio. O estúdio vai comemorar o Dia Mundial do Rock com um flash day especial, com descontos para tatuagens temáticas na próxima sexta (13). Raphael, um dos tatuadores, é baixista e já toca há 15 anos no estado.
“Passei um bocado de tempo vivendo apenas de música e há dois anos dei uma desacelerada para poder me dedicar mais à tatuagem. Acabo transferindo um pouco das influências do rock’n’roll e do hard rock para os meus desenhos e trabalhos. Se não referências do ritmo propriamente dito, influências de letras e conceitos que vivenciei a partir do rock”, afirmou.
Sobre aproveitar traços de um estilo segmentado para empreender, o superintendente do Sebrae ES, José Eugênio Vieira, fala sobre a importância de definir uma estratégica correta para captar e atender esse público específico.
“Ter um estilo bem definido é uma vantagem para o empreendedor, pois assim ele consegue falar mais diretamente com seu público. Buscar um conceito que dê norte ao negócio desde a decoração, atendimento, oferta de produtos/serviços é fundamental para que o público se sinta reconhecido e contemplado”, orientou.
Sobre as vantagens de empreender a partir da identificação com um estilo de vida, a empreendedora Vanessa Labuto, à frente da barbearia Vanguarda, em Jardim da Penha, Vitória, ressaltou a tendência de o público buscar relações de amizade, além do serviço estético.
“Quando a gente cria um ambiente tão personalizado, nossos clientes tendem a nos procurar e criar laços de amizade. Os clientes são as mesmas pessoas que encontramos nos eventos em que vamos para nos divertir, o que dá ainda mais responsabilidade ao nosso trabalho. Além de qualidade no serviço, eles querem ser representados pelo nosso posicionamento e atitude rock’n’roll”, afirmou.
Outro exemplo de ambiente que mistura negócio e rock é a cervejaria Motor Rockers, na Praia do Canto, em Vitória, do empresário Gustavo Buteri. Ele e seus amigos costumavam se reunir para tomar cerveja e assistir vídeos de rock em uma banca de revistas.
“Respiro a cena nacional e internacional do rock como um todo desde adolescente e, junto com meus sócios, decidimos fazer disso um empreendimento. Nosso pub é frequentado por quem gosta de boa cerveja, boa música e de boa companhia. Nos preocupamos com variedade, diversidade e em trazer para nosso negócio um reflexo do nosso estilo de vida”, afirmou.