Search
sbado, 21 de dezembro de 2024
  • :
  • :

Dia das Mães deve aumentar 4% nas vendas do comércio capixaba

Dia das Mães deve aumentar 4% nas vendas do comércio capixaba

O consumidor está disposto a presentear e a comemorar nesta data

O Dia das Mães está chegando e os lojistas e prestadores de serviço podem comemorar. A data que é considerada a segunda com maior volume de vendas, atrás apenas do Natal, deve se destacar novamente pelo número de presentes comprados pelos capixabas. A expectativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-ES) é que o crescimento real nas vendas chegue a 4%, na comparação com mesmo período do ano anterior.

 

Em 2017 em relação a 2016, o mês das mães apresentou crescimento de 2,1% no volume de vendas, após dois anos de perdas significativas (-15,2% em maio de 2016 e -8,3% em maio de 2015).

 

É esperado que em 2018 o processo de recuperação das vendas do comércio varejista ganhe mais ritmo e as datas comemorativas serão molas propulsoras nesse contexto. Pois o empresário do comércio está mais confiante e os níveis atuais de inflação e juros, historicamente baixos, poderão auxiliar na reação do setor.

De acordo com o presidente da entidade, José Lino Sepulcri, o mercado de trabalho também tem apresentado resultados mais positivos nesse início de ano no Estado. “Essa realidade cria um ambiente de boas expectativas para os próximos meses, já que o desafio para a retomada do consumo continua sendo a recuperação dos empregos. Também tivemos uma leve melhora no Índice de Intenção de Consumo e no Endividamento e Inadimplência, que são fatores que também irão contribuir para as vendas no Dia das Mães”, explica.

Devido ao apelo emocional da data, os consumidores não devem deixar de presentear, no entanto, é esperado que o consumidor opte por presentes de valores menores. O valor desembolsado para o presente deverá ficar entre R$ 100 a R$ 150. Os segmentos que registram maior movimento no período são os de vestuário, bijuterias e acessórios, perfumaria, cosméticos, eletrodomésticos e telefonia celular.