Parlamentar do PL disse que cumpria agendas diplomáticas quando foi parado, na Praia do Canto, no sábado (6). Em nota, informou que foi orientado pelo “jurídico” a não realizar o teste
deputado Lucas Polese (PL) foi multado em uma blitz da Lei Seca na madrugada de sábado (6) na Praia do Canto, em Vitória, com o carro oficial da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Ele se recusou a fazer o teste do bafômetro e teve que chamar outro condutor para levar o carro.
Segundo o auto de infração, ele foi abordado por volta de 1h30, na Avenida Saturnino de Brito, próximo ao Bob’s. Polese conduzia um Toyota Corolla com placas de Minas Gerais. Segundo a Assembleia, o veículo faz parte do contrato de locação da frota que atende aos deputados. Especificamente o veículo de placas RTK8C32, que estava com Polese quando foi parado na blitz, foi designado ao gabinete dele na última sexta-feira (5).
De acordo com o deptutado, ele estava concluindo agenda oficial quando foi parado. “Ao solicitar que fizesse o teste de bafômetro, optei por declinar, conforme fui orientado previamente pelo meu jurídico”, explicou Polese, em nota (leia a íntegra abaixo).
O parlamentar foi autuado por se recusar a fazer o teste do bafômetro, o que, segundo a lei, é infração gravíssima. Além de multa de R$ 2,9 mil, as penalidades incluem ainda a suspensão do direito de dirigir por 12 meses. A reportagem teve acesso a documento que comprova a autuação.
Membro da ala conservadora da Assembleia, Lucas Polese está no primeiro ano do seu primeiro mandato eletivo. Ele é o mais jovem dos deputado da Casa, com 26 anos.
Em nota, o parlamentar disse que estava com o carro oficial durante a madrugada pois cumpria agendas diplomáticas relacionadas ao mandato. No texto, ele também parabenizou os policiais que realizaram a blitz. “Quero dar os parabéns aos policiais que, in loco, me trataram com muito respeito e cordialidade, cumprindo a lei”, escreveu.
Nota do deputado Lucas Polese (PL)
Como todos puderam acompanhar nas redes sociais, passei os dias 3, 4 e 5 me dedicando exclusivamente a agendas diplomáticas oficiais para fomentar as exportações do ES. Na noite do dia 5, quando finalizava a última agenda oficial do dia, fui parado em uma blitz da Polícia Militar, onde o policial verificou toda a minha documentação e confirmou que tudo estava em dia. Ao solicitar que fizesse o teste de bafômetro, optei por declinar, conforme fui orientado previamente pelo meu jurídico, de que o ideal é jamais me submeter a qualquer procedimento desta natureza e que não seja objetivo. Por orientação do policial, solicitei que outra pessoa prosseguisse na direção do veículo e fui liberado para seguir com a agenda. Isso pode ser verificado em registros de câmeras de vídeo do hotel Sheraton, por exemplo, para onde me dirigi após a blitz para concluir a missão oficial. Quero dar os parabéns aos policiais que, in loco, me trataram com muito respeito e cordialidade, cumprindo a lei. É de conhecimento público e notório as denúncias que tenho feito e a batalha que tenho travado contra a alta cúpula da segurança pública do governo e, por isso, tenho redobrado os meus cuidados por receio de retaliações, tramas e perseguições típicas do mundo político, dedicando minha rotina inteiramente ao mandato. Mais uma vez, parabéns aos policiais, que se arriscam todos os dias para defender a população.