rodada desta semana definiu os confrontos das quartas de final da Copa Espírito Santo de basquete 2018. O emparceiramento pode colocar frente a frente, nas semifinais, os favoritos e últimos finalistas, os centenários Saldanha da Gama e Álvares Cabral.
Líder do Grupo A, o clube cabralista encara o Apaches, que ficou na quarta posição do Grupo B. Quem avançar pega o vencedor do confronto entre Saldanha (líder da Chave B) e Avab-ES, quarto do A.
No outro chaveamento, Itararé, vice do A, duela com o Instituto Ares, 3° do B. Se passarem, enfrentam o ganhador de Weber/Feras, segundo do B, contra o Linhares, 3° do A.
Os jogos das quartas de finais acontecem nos dias 04 e 05 de agosto. A direção da competição ainda vai confirmar o local das partidas.
Apaches 61 x 46 Cesb
A rodada final teve início na quinta-feira, com um duelo valendo a última vaga do Grupo B. Melhor durante toda a partida, o Apaches derrotou o Cesb, por 61 a 46, e se garantiu nas quartas de final.
Pedro Barnabé foi o destaque do Apaches, com 15 pontos e 8 rebotes. Quem também fez uma boa partida pelo time da Grande Goiabeiras foi Leandro Pauli, com 12 pontos e 9 rebotes. Pelo Cesb, o melhor em quadra foi Vanderci Rufino, com 7 pontos e 10 rebotes.
Itararé 64 x 65 Álvares Cabral
A Copa ES de basquete é conhecida pelos jogos decididos nos segundo finais. E, no duelo entre Álvares Cabral e Itararé, a vitória cabralista por 65 a 64 foi confirmada apenas na última bola. Com o triunfo, o clube centenário ficou com a liderança do Grupo A.
Os armadores Pedro Muguinho (14 pontos e 5 rebotes) e Jhony (19 pontos e 6 rebotes) foram os melhores do Álvares, enquanto do lado do Itararé os destaques foram Casé (15 pontos e 13 rebotes) e Sávio (14 pontos e 10 rebotes).
Avab-ES 59 x 71 Linhares Cometas
Na partida entre Avab-ES e Linhares Cometas estava em jogo um melhor posicionamento no Grupo A, para escapar de enfrentar o Saldanha, líder da chave B. E, se grandes problemas, o time do Norte do Estado levou a melhor e venceu por 71 a 59.
Erik Jardim foi o grande nome da partida, ao marcar 15 pontos, pegar 19 rebotes e fazer 5 assistências para o Linhares. Esley Ximenes foi o cestinha da Avab-ES, com 20 pontos e 4 rebotes.
Saldanha da Gama 72 x 63 Instituto Ares
No encerramento da rodada, o Saldanha teria que perder por uma grande diferença de pontos para deixar escapar a liderança do Grupo B. Mas, sem dar chances para o azar, o clube do Forte São João superou o Instituto Ares, por 72 a 63, e ratificou a melhor campanha da primeira fase.
O armador Vitinho (22 pontos 5 rebotes e 8 assistências) e o ala-pivô Marcão Dalacqua (11 pontos e 11 rebotes) comandaram a vitória do Alvirrubro. Após o jogo, o capitão Marcão destacou o empenho do seu elenco.
– Independente dos adversários, estamos jogando com a mesma intensidade. Temos problemas como todos os outros times e não conseguimos treinar como gostaríamos. Então, quando estamos juntos, a melhor resposta que podemos dar é jogar no máximo para conseguir sempre o resultado.
Pelo lado do Instituto Ares, os destaques foram Nilsinho (14 pontos e 7 rebotes) e Carlos Alemão (12 pontos e 16 rebotes).
Fonte: globoesporte.