Search
sbado, 21 de dezembro de 2024
  • :
  • :

Curso de Formação de Agentes Comunitários Ambientais realizado pela BRK Ambiental motiva moradores a desenvolver projeto

Curso de Formação de Agentes Comunitários Ambientais realizado pela BRK Ambiental motiva moradores a desenvolver projeto

O Curso de Formação de Agentes Comunitários Ambientais realizado pela BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim no último sábado, dia 26 de agosto, reforçou nos participantes o desejo de desenvolver projeto e ações ambientais no bairro Nossa Senhora Aparecida. Duas participantes relataram que o curso deu um impulso a mais para colocarem em prática o projeto “Amigos do córrego salgadinho”, que visa revitalizar o córrego salgadinho.

A dona de casa Degmar Soares comentou que o riacho, que passa pela região, precisa de mais cuidado, envolvendo a participação da comunidade. “O curso foi muito bom, aprendemos sobre as doenças causadas por água contaminada, por exemplo. Algo que a gente não conhecia. Me juntei com umas pessoas para fazer parte do ‘Amigos do córrego salgadinho’”, relatou.

A moradora conta que o córrego possui oito nascentes que precisam de mais atenção. “Nossa intenção é proteger as nascentes, conscientizando para que não se jogue lixo, e replicando os conhecimentos do curso realizado pela BRK Ambiental. Já até falamos sobre os conhecimentos que adquirimos para alguns moradores. É um trabalho de formiguinha. Precisamos ter mais conscientização, porque água é vida”, completou Degmar Soares.

Outra participante do curso, a diarista Maria Lucia também faz parte do projeto “Amigos do córrego salgadinho” e está engajada na revitalização do córrego. “Já realizamos algumas ações para limpar o córrego. Queremos que ele fique limpo, novamente. O curso trouxe mais conhecimentos, mais informações e a gente só tem a crescer com isso”, afirmou.

O Curso de Formação de Agentes Comunitários Ambientais para os moradores do bairro Nossa Senhora Aparecida contou com uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Coronel Borges e à Estação de Tratamento de Água na Ilha da Luz. Em seguida, a programação contemplou palestras e dinâmicas em grupo, promovidas por Paulo Arantes, biólogo convidado, e por Micheline Bernabé, da área de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental.

Durante o encontro, foram apresentadas informações sobre saneamento básico – água, esgoto e resíduos sólidos, a fim de preparar os moradores para replicarem boas práticas socioambientais junto à sua comunidade. Saúde e doenças de veiculação hídrica, como nossas atitudes influenciam nas condições de saneamento e produção da água, recurso essencial para a vida foram um dos temas abordados durante o curso.