Existem atualmente no Brasil mais de 30 milhões de pacientes diagnosticados com hipertensão. Essa é uma doença silenciosa, que muitas vezes não apresenta sintomas nos primeiros anos de seu desenvolvimento.
Justamente por isso a medicina em todo o mundo tem feito campanhas a fim de conscientizar as pessoas sobre a prevenção da doença. Na maioria dos casos basta mudar os hábitos alimentares e cotidianos no geral para que haja se evite o surgimento ou agravamento dessa complicação.
Abaixo você poderá ver algumas dicas de grande importância para que você não se torne a próxima vítima dessa doença.
- Introduza em sua vida atividades físicas regulares
Toda atividade física é ótima para prevenir a hipertensão e demais problemas circulatório e cardiovasculares. Uma simples caminhada de uma hora reduz neste período de tempo a pressão arterial. Estudos apontam, ainda, que essa queda se manifesta nas 24 horas que se seguem à caminhada.
Apesar de toda atividade física aeróbica contribuir para os sistemas que envolvem o coração e a circulação, convém estabelecer limites. Consulte especialistas antes de começar a fazer exercícios, para que saiba se está apto ou não a fazer isso.
- Elimine a gordura localizada na cintura
Toda gordura localizada é péssima, independente do lugar. A abdominal, no entanto, é aquela que fica na cintura, o famoso pneuzinho, são ainda mais graves.
Isso passa a ser bastante preocupante quando as medidas estão acima dos 88 centímetros para as mulheres e acima dos 102 centímetros para os homens. Pesquisas comprovam que esse tipo de gordura multiplica as chances de desenvolver diabetes e hipertensão. Infarto não está descartado.
- Reduza a gordura na alimentação
Muita gente gosta de comer uma picanha com aquela camada grossa de gordura. Uma vez ou duas no mês até não tem problema. Quando isso é um hábito semanal, no entanto, se torna perigoso.
Esse tipo de gordura é um dos grandes responsáveis pelo aumento das taxas de colesterol no sangue. O colesterol é um dos grandes inimigos da pressão arterial, visto que se acumula nas paredes das artérias e faz com que essa pressão aumente de forma exponencial.
Portanto reduzir o consumo de gordura, aumentando o de frutas, verduras, saladas e alimentos do gênero é o melhor a fazer para evitar o aumento da sua pressão arterial.
- Corte o sal do cardápio
Um oitavo de uma colher de chá é tudo que você precisa por dia de sal. Infelizmente uma enorme parcela da população não respeita isso e exagera no tempero.
Sal, sódio em excesso causa a retenção de líquidos. Líquido retido no organismo é mais um causador da hipertensão. Nesse sentido, evite alimentos enlatados, embutidos, em conserva, molho de soja e outros produtos do gênero.
Troque esse tempero por ervas. Há muitas ervas aromáticas que dão maior sabor e proporcionam uma alimentação mais saudável a sua vida. Coentro, tomilho, salsa, orégano são alguns exemplos.
- Controle o estresse
Não se estressar hoje em dia é quase impossível. No entanto é preciso controlar e domar o estresse de modo que ele não seja dominante em sua vida. Há diversos estudos que comprovam que ter uma atitude mais light e positiva frente aos percalços da vida diminui a chance de surgir hipertensão.
Os hormônios do estresse não permitem que os vasos sanguíneos relaxem. Estresse demais leva, ainda, à desistência de ter uma alimentação mais saudável e leva você a não praticar exercícios físicos.
- Não fume
O tabaco, assim como a obesidade, é um dos grandes gatilhos da hipertensão. Essa e outras substâncias tóxicas do cigarro elevam na primeira tragada a pressão arterial.
Não adianta fumar cigarros com menor concentração de nicotina. Um mínimo dessa substância é suficiente para prejudicar seus vasos sanguíneos, entupi-los e fazer com que a pressão arterial aumente muito.
- Tenha boas noites de sono
Dormir bem é essencial para todos os aspectos da vida. Em relação à hipertensão, uma noite mal dormida causa, em primeiro lugar, uma enxurrada de hormônio do estresse.
Como mencionamos acima, quanto mais estressado você fica, mais seus vasos se contraem. Quando a circulação sanguínea não funciona como deveria, há um ciclo vicioso: o corpo vai liberando mais e mais adrenalina, o que contrai cada vez mais esses vasos.
É por isso que quem vive constantemente sob forte estresse têm mais chances de sofrer infartos e outros problemas cardiovasculares.
Da Redação;
Sigo a risca tudo isto é assim mesmo tenho pressão alta.