Search
sbado, 21 de dezembro de 2024
  • :
  • :

Começam as inscrições para cursos de capacitação a distância de profissionais de segurança pública nesta sexta (11)

Começam as inscrições para cursos de capacitação a distância de profissionais de segurança pública nesta sexta (11)

As inscrições para participar de um dos 73 cursos voltados para a área de segurança pública estarão abertas a partir desta sexta-feira (11). Ao todo, serão oferecidas mais de 100 mil vagas no 43º Ciclo da Rede Nacional de Educação a Distância (Rede EAD). As matrículas seguem até o dia 20 e podem ser feitas por meio do endereço http://portal.ead.senasp.gov.br.

Os cursos são gratuitos e, exclusivamente, para integrantes das Polícias Civis e Militares, Corpos de Bombeiros Militares, órgãos de Perícia Criminal, Guardas Municipais, Polícias Federais e Rodoviárias Federais, além dos Sistemas Penitenciários de todo o país.

Cada aluno pode fazer até dois cursos por ciclo. As matrículas serão homologadas após comprovação do vínculo funcional junto às instituições dos profissionais. Policiais Rodoviários Federais e Agentes Penitenciários Federais e Estaduais terão uma etapa diferente de inscrição.

As aulas começam no dia 19 de junho. Para os cursos de carga horária de 40 horas, o término será em 24 de julho. Já para os de duração de 60 horas, as aulas se encerram no dia 07 de agosto.

Rede

A Rede Nacional de Educação a Distância (Rede EAD-SENASP) é uma escola virtual criada, em 2005, em parceria com a Academia Nacional de Polícia e, atualmente, conta com mais de 500 mil usuários cadastrados. A escola é destinada aos profissionais da segurança pública de todo o Brasil e visa facilitar e promover a capacitação contínua desses profissionais.

A realização de cursos da Rede EAD é fruto de acordos de cooperação federativa celebrados entre o Ministério da Justiça, por intermédio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e os governos estaduais e municipais, por intermédio das Secretarias de Estado de Segurança Pública e prefeituras.

As aulas e as avaliações são realizadas em um ambiente virtual, o que possibilita ao aluno decidir qual o melhor horário para se dedicar aos estudos. Os que não possuem computador ou acesso à internet também podem se inscrever, pois a rede disponibiliza locais de estudo para esses casos. Para isso, basta acionar o tutor responsável pelo curso escolhido que o mesmo irá indicar o local mais próximo para as aulas.