Search
sbado, 21 de dezembro de 2024
  • :
  • :

Brechó Solidário do Núcleo Feminino Cooperativista beneficia asilos de Cachoeiro de Itapemirim

Brechó Solidário do Núcleo Feminino Cooperativista beneficia asilos de Cachoeiro de Itapemirim

Cerca de 120 idosos assistidos por dois asilos de Cachoeiro de Itapemirim serão beneficiados com o resultado do Brechó Solidário realizado pelo Núcleo Feminino Cooperativista da Unimed Sul Capixaba, em agosto, no Shopping Cachoeiro. A entrega simbólica do cheque no valor de R$ 8.500,00 ao Lar de Idosos Adelson Rebello Moreira, localizado no distrito Monte Líbano, aconteceu na última terça-feira, dia 22 de agosto. O recurso será utilizado no tratamento odontológico dos idosos.

A outra instituição beneficiada será o Asilo João XXIII, situado no bairro Aquidaban, que receberá fraldas geriátricas e leite. O Núcleo Feminino Cooperativista da Unimed Sul Capixaba é formado por médicas e esposas de médicos cooperados e colaboradoras da cooperativa. Criado em 2015, o grupo promove ações para fortalecer o cooperativismo e fomentar o bem-estar social na região no sul do Espírito Santo.

O Brechó Solidário realizado em agosto comercializou peças doadas por colaboradores e médicos cooperados da Unimed Sul Capixaba, por seus familiares e por uma escola de inglês da região. As vendas das peças resultaram em uma arrecadação de R$ 10.500,00.

De acordo com o gerente administrativo do Asilo João XXIII, Ormando Stefanato Filho, a arrecadação tem um impacto considerável na receita da entidade. “Hoje, nós temos um grande gargalo e precisamos muito dessa ajuda, pois o asilo consome 210 litros de leite por semana e, a cada 24 horas, são usados 22 pacotes de fralda geriátrica”, destacou. O asilo foi fundado em 1957 e hoje cuida de 74 idosos, entre homens e mulheres.

Já o Lar de Idosos Adelson Rebello Moreira, fundado em 1974, atende 45 idosos, entre homens e mulheres. Segundo a gerente administrativa do asilo, Cintia Gaspar, a doação do Núcleo Feminino Cooperativista é muito importante em especial por causa da mobilidade dos idosos. “Antes, a gente tinha muita dificuldade em levar os idosos para fazer o tratamento odontológico, pois eles estão acamados. Com esse valor, nós conseguimos uma dentista para vir ao local, facilitando para eles”, afirmou.

Instituições de ensino

 

Além dos dois asilos, o Núcleo Feminino Cooperativista beneficiará duas escolas públicas por meio do projeto Vi Ver Unimed, que possibilita detectar e solucionar problemas visuais em alunos de escolas municipais. As instituições contempladas são a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Gércia Ferreira Guimarães, localizada no bairro Village da Luz, em Cachoeiro, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Marcelino, de Barra do Itapemirim, em Marataízes.

No Projeto Vi Ver Unimed, o Núcleo Feminino Cooperativista faz parcerias com médicos oftalmologistas que qualificam professores da rede municipal de ensino para aplicarem testes de acuidade visual nos estudantes, avaliando a habilidade de cada um em enxergar com nitidez. Para os estudantes que apresentam deficiência visual são fornecidos óculos de grau gratuitamente.

A diretora de Provimento de Saúde da Unimed Sul Capixaba e coordenadora do Núcleo Feminino, Fabíola de Freitas, comenta que muitas entidades têm procurado o grupo em busca de apoio. Por este motivo, uma nova edição do Brechó Solidário está agendada para o mês de novembro, a fim de beneficiar outras instituições.