Cerca de 120 idosos assistidos por dois asilos de Cachoeiro de Itapemirim serão beneficiados com o resultado do Brechó Solidário realizado pelo Núcleo Feminino Cooperativista da Unimed Sul Capixaba, em agosto, no Shopping Cachoeiro. A entrega simbólica do cheque no valor de R$ 8.500,00 ao Lar de Idosos Adelson Rebello Moreira, localizado no distrito Monte Líbano, aconteceu na última terça-feira, dia 22 de agosto. O recurso será utilizado no tratamento odontológico dos idosos.
A outra instituição beneficiada será o Asilo João XXIII, situado no bairro Aquidaban, que receberá fraldas geriátricas e leite. O Núcleo Feminino Cooperativista da Unimed Sul Capixaba é formado por médicas e esposas de médicos cooperados e colaboradoras da cooperativa. Criado em 2015, o grupo promove ações para fortalecer o cooperativismo e fomentar o bem-estar social na região no sul do Espírito Santo.
O Brechó Solidário realizado em agosto comercializou peças doadas por colaboradores e médicos cooperados da Unimed Sul Capixaba, por seus familiares e por uma escola de inglês da região. As vendas das peças resultaram em uma arrecadação de R$ 10.500,00.
De acordo com o gerente administrativo do Asilo João XXIII, Ormando Stefanato Filho, a arrecadação tem um impacto considerável na receita da entidade. “Hoje, nós temos um grande gargalo e precisamos muito dessa ajuda, pois o asilo consome 210 litros de leite por semana e, a cada 24 horas, são usados 22 pacotes de fralda geriátrica”, destacou. O asilo foi fundado em 1957 e hoje cuida de 74 idosos, entre homens e mulheres.
Já o Lar de Idosos Adelson Rebello Moreira, fundado em 1974, atende 45 idosos, entre homens e mulheres. Segundo a gerente administrativa do asilo, Cintia Gaspar, a doação do Núcleo Feminino Cooperativista é muito importante em especial por causa da mobilidade dos idosos. “Antes, a gente tinha muita dificuldade em levar os idosos para fazer o tratamento odontológico, pois eles estão acamados. Com esse valor, nós conseguimos uma dentista para vir ao local, facilitando para eles”, afirmou.
Instituições de ensino
Além dos dois asilos, o Núcleo Feminino Cooperativista beneficiará duas escolas públicas por meio do projeto Vi Ver Unimed, que possibilita detectar e solucionar problemas visuais em alunos de escolas municipais. As instituições contempladas são a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professora Gércia Ferreira Guimarães, localizada no bairro Village da Luz, em Cachoeiro, e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) José Marcelino, de Barra do Itapemirim, em Marataízes.
No Projeto Vi Ver Unimed, o Núcleo Feminino Cooperativista faz parcerias com médicos oftalmologistas que qualificam professores da rede municipal de ensino para aplicarem testes de acuidade visual nos estudantes, avaliando a habilidade de cada um em enxergar com nitidez. Para os estudantes que apresentam deficiência visual são fornecidos óculos de grau gratuitamente.
A diretora de Provimento de Saúde da Unimed Sul Capixaba e coordenadora do Núcleo Feminino, Fabíola de Freitas, comenta que muitas entidades têm procurado o grupo em busca de apoio. Por este motivo, uma nova edição do Brechó Solidário está agendada para o mês de novembro, a fim de beneficiar outras instituições.