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sbado, 21 de dezembro de 2024
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Brasil é o país de destaque em campanha mundial de incentivo à música

Brasil é o país de destaque em campanha mundial de incentivo à música

Iniciativa da Anafima com recursos da NAMM Foundation e cooperação da UNESCO no país, o Make Music Brasil terá em junho uma semana de celebração musical e incentivo ao ensino de música

Apresentações, workshops e demonstrações gratuitas acontecerão em todo o país

O Brasil entra na rota de uma campanha mundial que incentiva o ensino e aprendizagem da música em múltiplos espaços: o Make Music.

Lançada inicialmente na França com a Fête de la Musique, a iniciativa se tornou um evento mundial, reunindo músicos, professores e público em geral, para aprender e ouvir música gratuitamente. Dessa forma atuando como facilitador para as pessoas que querem aprender música, bem como participar de uma campanha para a importância da música na vida das pessoas.

Em mais de 800 cidades em 120 países, o Make Music acontecerá num único dia (21 de junho). Mas no Brasil, o evento terá uma semana dedicada à celebração da música. É a iniciativa brasileira realizada pela Anafima, recursos da NAMM Foundation e cooperação do escritório da UNESCO no Brasil.

De 18 a 24 de junho, em todas as capitais brasileiras e mais centenas de outras cidades, músicos e professores ministrarão aulas gratuitamente de iniciação musical em vários instrumentos e canto, bem como orientações para bandas marciais e fanfarras.

O objetivo da ação é aumentar o interesse no aprendizado de música e demonstrar a importância dela para jovens, adultos, profissionais e pessoas com algum tipo de necessidade especial. Os organizadores esperam mobilizar 800 horas de aulas de música durante a semana em todo o país.

As aulas serão presenciais, em local a ser escolhido pelo ministrante ou on-line. As inscrições para participar já podem ser realizadas pelo site www.makemusicbrasil.com.br.

Músicos, professores de música, escolas, universidades, conservatórios, núcleos culturais, igrejas, lojas de instrumentos, entre outros, se oferecem voluntariamente para ministrar aulas gratuitas e levar os ensinamentos aos interessados. Quem quiser participar pode se inscrever e agendar seu evento pela página www.makemusicbrasil.com.br, onde estão disponíveis o media kit para divulgação e orientações importantes como, por exemplo, os locais sugeridos para as aulas presenciais. Há ainda a possibilidade de promover apresentações alusivas à semana Make Music Brasil, com o intuito de atrair novos públicos para o universo musical.

Seguindo o espírito de celebração, a organização do Make Music Brasil sugere locais variados para os eventos em cada cidade, desde os centros de artes, museus, teatros, igrejas e salas de concerto, até espaços ao ar livre, como parques e estacionamentos, sem descartar alternativas como bares, cafés, restaurantes, centros comerciais, hospitais, creches e asilos.

Importância do ensino de música

Os especialistas são unânimes em dizer que a exposição à diversidade de músicas e o aprendizado musical deve ocorrer desde a educação infantil. Já está comprovado por estudos científicos que favorece o desenvolvimento do indivíduo em diversas áreas e contribui para o desempenho escolar, o aprendizado de línguas e à cidadania.

De acordo com a revista americana Scientific American, estudantes do ensino médio com o mínimo de quatro anos de educação musical têm uma performance escolar 40% maior do que os alunos que estudaram música por um período de seis meses a um ano.

Iniciativas como o Make Music Brasil se tornam ainda mais importantes tendo em vista que a música não consta como disciplina nas escolas brasileiras, e a maioria dos estudantes não tem acesso aos seus fundamentos.

“A UNESCO no Brasil acredita que, ao utilizar Tecnologias da Comunicação e Informação (TIC), a iniciativa da Anafima colabora com o acesso a bens e serviços culturais, e pode contribuir para ampla disseminação de conteúdos culturais produzidos e consumidos. Esta também é uma forma de promover a diversidade cultural”, explica o coordenador de Comunicação e Informação da UNESCO no Brasil, Adauto Soares. “A iniciativa também vem ao encontro do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9 (ODS 9) da ONU, cujo foco é a construção de infraestrutura resiliente e o fomento da inovação, sobretudo por meio das TIC. Isso gera impactos positivos e duradouros para a educação, a cultura, a economia, a inclusão social e a proteção ambiental”, complementa.

“O Make Music Brasil representa uma inovação no processo de engajamento das pessoas e instituições com a educação musical no Brasil. A iniciativa utiliza as tecnologias digitais e redes sociais para aproximar todos às mais diversas formas de aprender e fazer música na contemporaneidade. A diversidade e a inovação musical são marcas registradas do Make Music Brasil. Venha fazer parte dessa comunidade!”, afirma Liane Hentschke, diretora de Educação Musical da Anafima.