Durante a manhã de terça-feira (15), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) identificou o desmate de 13.000 m² de vegetação nativa do bioma Mata Atlântica na localidade de Alto Santa Rosa, zona rural do município de Itarana.
Uma equipe de policiais realizava o patrulhamento preventivo no intuito de identificar e coibir crimes ambientais na zona rural do município, quando visualizou uma grande área desmatada com a utilização de uma escavadeira hidráulica. Foi constatado um desmate de 13.000 m², sendo que aproximadamente 3.150 m² da área estavam a menos de 30 metros do córrego que atravessa a propriedade, atingindo a Área de Preservação Permanente (APP).
O proprietário da área e responsável pelo serviço realizado não apresentou a autorização de exploração florestal emitida pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), documento obrigatório para realizar a atividade de corte de vegetação nativa, exigido em todo território capixaba.
A supressão de vegetação nativa identificada é considerada crime ambiental prevista em legislação. O responsável foi conduzido ao departamento policial para responder pelos crimes constatados, que preveem penas que variam de 1 a 3 anos de detenção e multa.
FONTE: PMES