O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público Federal (MPF), notificaram a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) para que os prefeitos adotem, imediatamente, providências para que as carreatas não se transformem em aglomerações de pessoas.
A notificação foi assinada neste sábado (28) após a organização de carreatas pela reabertura do comércio em vários municípios capixabas. No Espírito Santo, um decreto estadual restringe, em alguns casos, e impede a abertura dos setores considerados não essenciais até o dia 4 de abril.
Nesta manhã (28), outros protestos aconteceram. Em Vitória, uma fila de carros saiu da Avenida Dante Michelini, em Camburi. Em Vila Velha, o grupo se reuniu e saiu da Prainha.
Vitória tem carreata pela reabertura do comércio, no ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta
Diante da movimentação, o objetivo da notificação é fazer cumprir o decreto e manter o isolamento social a fim de impedir o avanço do novo coronavírus no Estado. Até a tarde deste sábado (28), foram contabilizados 54 casos confirmados da doença em municípios capixabas.
O documento, assinado neste sábado (28), tem natureza recomendatória e premonitória, no sentido de prevenir futuras responsabilidades civis, penais e administrativas.