Doze pessoas morreram e outras 18 ficaram feridas nesta terça-feira (19) depois que um ônibus turístico tombou com no sudeste do México. A maioria dos ocupantes do veículo eram passageiros de cruzeiros que chegaram ao porto de Mahahual, na Riviera Maia, segundo autoridades do país.
O ônibus transportava 31 passageiros, entre brasileiros, americanos, suecos e italianos segundo a companhia de turismo Costa Maya. Os mortos são 11 turistas – entre eles uma criança – e um guia mexicano. As nacionalidades dos turistas mortos ainda não foram divulgadas oficialmente.
Segundo o Itamaraty, três brasileiros ficaram feridos, mas não há registros de mortos do país.
“O plantão do Consulado-Geral do Brasil na Cidade do México está em contato com os cidadãos brasileiros e com seus familiares, acompanhando o caso e prestando assistência consular. Em respeito à privacidade dos cidadãos não, são fornecidas informações pessoais”, disse o Itamaraty, em nota.
A Royal Caribbean Cruises informou que os turistas envolvidos no acidente chegaram a Quintana Roo nos navios Celebrity Equinox e Serenade of the Seas. Eles haviam partido, respectivamente, de Miami em 16 de dezembro e de Fort Lauderdale em 15 de dezembro.
O acidente aconteceu no trecho entre Cafetal e Mahahual, quando o grupo de turistas se dirigia ao sítio arqueológico de Chacchobén, situado a 70 km de Chetumal, a capital do estado de Quintana Roo.
Dados preliminares indicam que o motorista perdeu o controle do veículo e saiu da estrada, o que fez com que o ônibus tombasse. O motorista, cujo nome não foi divulgado, foi detido.
De acordo com a Procuradoria-Geral de Quintana Roo, dez turistas morreram no local do acidente, e outros dois em um hospital próximo. Dos feridos, cinco já foram levados aos seus navios de cruzeiro, mas 13 permanecem internados. Não há informações sobre o estado de saúde desse grupo.
O Itamaraty afirma que está apurando o ocorrido junto às autoridades mexicanas e que está em contato direto com o consulado e a embaixada no México. O ministério diz que ainda não tem confirmação sobre turistas brasileiros no acidente.
Mahahual, 350 km ao sul de Cancún e próximo da fronteira com Belize, é uma região turística onde chegam diversos navios de cruzeiro internacionais.
Informações preliminares
“O capotamento do ônibus ocorreu nas primeiras horas da manhã e de imediato as autoridades foram avisadas (…) para os trabalhos de resgate pertinentes”, destacou a companhia turística.
Em sua conta no Twitter, a Royal Caribbean deu condolências. “Estamos fazendo tudo o que podemos por nossos hóspedes, inclusive assistência médica e transporte”, destacou.
A empresa de cruzeiros foi fundada na Noruega e mantém escritórios em Miami.
De Mahahual, que também tem uma zona de praias e restaurantes, partem diversos passeios turísticos para os visitantes que chegam nos cruzeiros e são a principal fonte de renda do porto.
Quintana Roo, onde ficam Cancún e a Riviera Maia, é o destino mexicano mais visitado por turistas estrangeiros.
Fonte: G1