De acordo com dados do Sebrae e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as empresas familiares geram 65% do Produto Interno Bruto (PIB) e empregam 75% da força de trabalho do Brasil.
Mas em contramão dos dados positivos, as pesquisas também apontam que apenas 30% desse tipo de corporação sobrevive à segunda geração da família e somente 15% chega à terceira, o que levanta questionamentos sobre como evitar que isso aconteça e como escolher o sucessor adequado.
E-book
Para facilitar o processo de administração de empresas familiares, Danielle Quintanilha e Adriano Salvi, consultores da Vix Partners, prepararam o e-book “A força das empresas familiares”, que é totalmente gratuito e está recheado de dicas para o sucesso de negócios desse modelo.
“As empresas de controle familiar enfrentam desafios particulares, que são diferentes dos demais empreendimentos. Eles são relacionados à convivência familiar, às disputas pelo poder, à participação nos resultados e a aspirações pessoais, além do processo de sucessão. Com o e-book, buscamos esclarecer dúvidas comuns dos gestores sobre esses assuntos”, explica Danielle Quintanilha.
Segundo Adriano Salvi, outro assunto abordado no material é a importância da existência de um Conselho Consultivo. “Essa é uma dica fundamental para a organização. A existência de um Conselho ajuda a separar os temas relacionados à propriedade e à gestão, ao mesmo tempo em que traduz em estratégia para o negócio os objetivos da família”, diz o consultor.
O e-book “A força das empresas familiares” está disponível em www.vixpartners.com.br/e-book.