Um motorista foi preso nesta quarta-feira (22), na Rodovia BR-101, em Viana, transportando 500 aves silvestres e dez jabutis. As aves e os jabutis estavam armazenados em 13 gaiolas em mau estado de conservação e sem a anilha do Ibama, que poderia comprovar a legalidade dos animais.
A apreensão foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante uma fiscalização de rotina.
O condutor do veículo transportava os animais em um carro de passeio, que ele alegou ser alugado. Os animais foram comprados, segundo ele, de desconhecidos nas cidades de Cruz das Almas/BA e Santo Estevão/BA, pagando cerca de R$2. O objetivo do motorista era revender as aves em uma feira no Rio de Janeiro.
As aves apreendidas são das espécies Sporophila caerulescens (conhecido como “coleiro papa-capim”), Sporophila albogularis (conhecido como “brejal”), Icterus jamacaii (conhecido como “corrupião”), Zonotrichia capensis (conhecido como “tico-tico”), Paroaria dominicana (conhecido como “cardeal do nordeste”), Sporophila nigricollis (conhecido como “coleiro laranjeira”) todas sem anilha de identificação ou registro no IBAMA.Segundo a PRF, o motorista irá responder por crime ambiental e receptação. Já os pássaros e jabutis, serão realocados pelo órgão ambiental ao seu habitat natural.