Search
sbado, 21 de dezembro de 2024
  • :
  • :

Novo bafômetro já esta funcionando nas BRs

Novo bafômetro já esta funcionando nas BRs

Quem consome bebida alcoólica e tem o hábito irresponsável de assumir a direção do veículo vai ganhar um grande inimigo começou a funcionar nesta quinta-feira (16): o bafômetro que funciona a distância.

Os 25 equipamentos chegaram nesta quarta (15) na Polícia Rodoviária Federal (PRF) e serão distribuídos nesta quinta para as equipes de fiscalização nas BR-101 e a BR-262, de acordo com o Núcleo de Comunicação da PRF.

Chamado oficialmente de etilômetro passivo, o equipamento auxilia o policial a selecionar o motorista com maior probabilidade de ter ingerido álcool, para que ele realize o teste do bafômetro tradicional.

O aparelho realiza a verificação a uma distância de 20 a 30 centímetros, sem que a pessoa precise soprar, como é feito no bafômetro tradicional.

Quando o condutor abrir a janela do carro, em uma blitz, por exemplo, o equipamento vai acender uma luz: a vermelha aponta que há muito álcool no ambiente. Já a amarela indica que há um pouco de álcool, enquanto a verde quer dizer que o motorista não ingeriu bebida alcoólica. Somente neste último caso o condutor é liberado.

Com isso, o policial poderá fazer a seleção do condutor com mais indício de estar conduzindo sob o efeito de álcool. Antes, essa seleção era feita visualmente, através de indícios como olhos vermelhos e fala embargada.

Após essa seleção, o condutor passa pelo bafômetro tradicional. Somente ele poderá comprovar com precisão absoluta que o motorista bebeu. A multa tem o valor de R$ 2.934,70 e prevê suspensão da carteira de habilitação por um ano.

Se o teste der acima de 0,33 miligrama de álcool por litro de ar, a pessoa ainda é autuada pelo crime de embriaguez ao volante, com pena de detenção entre seis meses e três anos, além da suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação.

O equipamento funciona com pilhas, podendo fazer até 5 mil testes, enquanto o tradicional realiza até 400 testes. O tempo também é mais rápido: o tradicional leva cerca de cinco minutos, o bafômetro passivo, 20 segundos.

Fonte: Tribuna Online