A conta de energia elétrica vai ficar mais cara para os capixabas a partir desta terça-feira (07). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste de 15,84¨na tarifa residencial cobrada pela concessionária EDP. Os valores já entram em vigor a partir desta data.
Segundo a agência, os novos valores foram aprovados em reunião pública da Diretoria da Aneel. A concessionária, segundo a Agência, atende a 1,5 milhão de unidades consumidoras no Estado, entre residencial e industrial.
“Ao calcular o reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão, a Agência considera a variação de custos associados à prestação do serviço. O cálculo leva em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais”, afirmou a agência em nota.
Além do índice para o consumidor residencial, também foi aprovado o reajuste para os “consumidores cativos” de baixa tensão (16,30%) e alta tensão/indústrias (14,99%).
Ainda segundo a agência, para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).
Fonte: Tribuna online